Medinship anuncia sistema de gestão inteligente de enfermaria, durante a Navalshore

Projeto piloto do programa “Medinship Inventory System”, que também vai contar com um aplicativo, está sendo feito nos navios Tucunaré e Tambaqui da Hidrovias do Brasil, em Belém

Se depender da Medinship, distribuidora de medicamentos e materiais médico-hospitalares para navios, plataformas, enfermarias e ambulatórios médicos, planilhas de computador usadas para o controle basicamente manual desses insumos, dentro de navios e plataformas aquaviárias, serão “coisa do passado”, depois da criação e implantação do novo sistema de gestão inteligente da empresa: o “Medinship Inventory System”, que também irá contar com um aplicativo.

O anúncio da solução online, que visa trazer mais eficiência à distribuição de insumos destinados à “enfermaria de bordo”, a partir do uso de ferramentas como códigos internacionais, endereços dos itens, quantidades de protocolo, entre outros, foi feito pelo diretor geral da Medinship, Leonardo de Luca Oliveira, no primeiro dia da Navalshore, nesta terça-feira (16).

“O piloto do nosso novo sistema de gestão de enfermaria em navios está sendo testado em hidrovias, nos navios Tucunaré e Tambaqui que pertencem à [empresa de soluções logísticas integradas] Hidrovias do Brasil”, informou Oliveira.

Pelo Medinship System Inventory, toda a gestão é feita online, facilitando que o “gestor master” tenha a visibilidade de toda a frota, o que facilita a tomada de decisão sobre a falta de insumos, processos de descarte em aberto, ocorrências e validade do “Medical Chest Certificate”.

Anualmente, todos os navios precisam renovar o Medical Chest Certificate, certificado que é usado para comprovar que o navio tem a bordo todos os itens, conforme os regulamentos internacionais. “A partir do controle de estoque via relatórios de entrada e saída desses insumos, nós podemos renovar o certificado para essas embarcações, automaticamente.”

Atendimento
De acordo com Oliveira, a Medinship já atende os navios de cabotagem e de longo curso, em todos os portos brasileiros. “Agora, nosso planejamento é conquistar o mercado offshore de forma mais ampla. Para tanto, pretendemos abrir uma filial no Rio de Janeiro, considerando que a nossa sede fica em Santos (SP)”, adiantou o diretor geral.

No segmento de navegação, Oliveira – que é farmacêutico – contou ter começado a atender navios de passageiros no Porto de Santos, em 2008, quando ainda era apenas uma farmácia de manipulação (a Nossa Farma). Em 2013, após receber um e-mail de um distribuidor holandês, que fornece medicamentos para navios em todo o mundo, mas que estava com dificuldades de entrar no Brasil, começou também a atender os navios de carga.

Após uma visita a esse fornecedor na Holanda e outro grande fornecedor em Nova York, ele decidiu ao lado da sua esposa, Juliana Rodrigues Afonso Oliveira, que também é farmacêutica, fechar a farmácia de manipulação e abrir a Medinship, uma das únicas empresas especializadas nesse tipo de fornecimento no país.

No estoque da empresa estão disponíveis medicamentos, inclusive os de controle especial, além de injetáveis, soluções parenterais, produtos saneantes, produtos médico-hospitalares em geral e produtos para resgate.

Nesse sentido, Oliveira fez questão de salientar que todos os medicamentos fornecidos pela Medinship são etiquetados em inglês, com uma longa data de validade. Além disso, a empresa possui insumos farmacêuticos qualificados, para fazer qualquer substituição por produtos equivalentes nacionais, caso seja necessário.


© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira