Otimista com o evento, fabricante e seu distribuidor local pretendem mostrar que estão preparados para atender mercado naval com excelência
A Cummins Brasil em parceria com o seu distribuidor Noroeste Máquinas, responsável pela distribuição de produtos e serviços nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre, marcarão presença na edição de estreia da Navalshore Amazônia. Para Carlos Silame, gerente de desenvolvimento de negócios marítimo, ferroviário e óleo e gás da Cummins Brasil e Tercio Santos, gerente de negócios do distribuidor Cummins Noroeste Máquinas, a iniciativa é importante para reunir a indústria naval fluvial, tendo em vista o potencial de crescimento.
"Para esta primeira edição, com bastante otimismo, o objetivo da Cummins e do distribuidor Cummins Noroeste Máquinas é mostrar que estamos preparados para atender com excelência este mercado. Em um estande de 18m², iremos expor os 'NTA855' e 'KTA19', motores consolidados neste mercado por sua robustez, durabilidade e confiabilidade, para que outros potenciais clientes vejam de perto essas duas obras de arte da engenharia", destacaram em nota.
Além dos motores, a Cummins planeja exibir materiais de comunicação sobre as suas peças e serviços autorizados, além disso, mostrarão suas soluções completas em pós-venda que suporta e contribui principalmente com armadores e estaleiros desta região. De acordo com as companhias, as expectativas estão elevadas, principalmente por este ser o primeiro grande encontro dedicado ao setor em uma importante região da indústria de navegação fluvial.
Para os gerentes, a feira oferece oportunidades de negócios e atualização com os principais e mais importantes players deste setor. A Cummins e o Distribuidor Noroeste visualizam uma excelente perspectiva de reforçar suas marcas, a qualidade em atendimento e disponibilidade de peças para o setor naval, além da possibilidade estar reunindo em um só lugar com os principais fornecedores do mesmo segmento, como estaleiros e fornecedores de sistemas de propulsão, compartilhando conhecimento e expectativas.
"Quando olhamos especificamente para a região Norte, vemos um potencial de crescimento bastante significativo. Além de ser uma das principais rotas de escoamento da produção de grãos do centro do Brasil, o Rio Amazonas é também a principal via de transportes e escoamento de cargas do país e é bastante utilizado no deslocamento de passageiros. Tudo isso coloca a navegação nesta região em um momento ímpar e acreditamos que nos próximos três anos haverá a necessidade de dobrar a capacidade de transporte fluvial", comentaram.
Atualmente, os produtos Cummins incluem motores de propulsão e auxiliares de bordo que variam de 4.5 até 95 litros e/ou 150 hp a 4.200 hp; pacotes Diesel Elétrico (de 358 kw a 1.825 kw) e geradores de bordo disponíveis entre 5 kw e 1.800 kw (com possibilidade de atender projetos com maior potência por meio da operação em paralelo). Já o mercado de geradores marítimo é atendido com produtos ONAN entre 5 e 110 kWe e Cummins para potências superiores (80 kWe a 1800 kWe), a serem usados como geradores de bordo, emergência e conjuntos para propulsão diesel elétrica.