Política setorial está demarcada no PAC, afirma ministro

Márcio França disse que, independente de quem estiver à frente do MPor, não haverá mudanças na política desenvolvida pelo governo nos últimos 8 meses de gestão

O ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Márcio França, disse, nesta terça-feira (22), que a política da pasta está bem demarcada no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Questionado sobre uma substituição no comando do MPor, França afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é experiente e sabe como mexer as peças para ter os partidos importante para a base do governo. França voltou a dizer que já esteve em diferentes posições durante sua trajetória política e ressaltou que um eventual reposicionamento dentro do governo será para o lugar certo.

França acrescentou que, independente de quem estiver à frente do MPor, não haverá mudanças na política que já vem sendo desenvolvida na pasta nos últimos 8 meses de gestão. "Esteja quem estiver no ministério, a política não muda porque a política é do presidente Lula", disse a jornalistas durante a 17ª Navalshore, no Rio de Janeiro. O nome do atual ministro vem sendo especulado na reforma ministerial que deve consolidar a entrada do PP e do Republicanos na base governista. A definição era esperada para a semana passada, mas foi adiada para o próximo dia 28 de agosto por conta da viagem de Lula para agenda no continente africano.

Num breve balanço desse período, França citou a criação da pasta e as ações para adaptar as companhias docas, a preparação de modelos de concessão da dragagem para iniciativa privada e o projeto de construção do túnel entre Santos e Guarujá, em São Paulo, uma das principais obras do PAC. Ele também mencionou a seleção e inclusão de novos aeroportos no programa, bem como o 'Voa Brasil', o qual considera um mecanismo arrojado para oferta de passagens aéreas a preços mais acessíveis. "Tem bastante coisa para ser entregue", destacou.

A Navalshore 2023 tem os patrocínios Master da Transpetro e Platina da Intenational Akzo Nobel


© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira