Receba notícias em seu email

Raytheon Anschütz do Brasil mostra inovações para navegação durante a Navalshore

Bússolas giroscópicas, radares, pilotos automáticos, entre outras tecnologias da alemã Raytheon Anschütz GmbH, vão ser expostas na maior feira da indústria naval e offshore da América Latina, no Rio

Sucursal da Raytheon Anschütz GmbH, empresa alemã centenária que atua no setor de navegação, provendo equipamentos de alta qualidade – como bússolas giroscópicas, radares, pilotos automáticos, entre outras tecnologias –, a Raytheon Anschütz do Brasil pretende desenvolver negócios aqui e em toda a América Latina, dando suporte às atividades da empresa, tanto no fornecimento de materiais ao consumidor final, como no atendimento de serviços de forma direta ou por meio de seus agentes de serviços oficiais.

A Navalshore 2022 promete ser uma vitrine para que a companhia apresente suas mais recentes soluções, considerando a presença de armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores nacionais e internacionais, em um mesmo lugar.

“Recentemente, a empresa completou dez anos de atividades no Brasil, sempre crescendo e aumentando nossa presença no mercado nacional. Com a pandemia de Covid-19 e os recentes conflitos na Europa, nós passamos a enfrentar novos desafios, sobretudo, na logística internacional. Esse efeito tem atingido, severamente, os fornecedores de matéria-prima e o gargalo logístico tem se apresentado como fator importante e persistente. Ainda assim, temos conseguido atender às demandas dos nossos clientes, sem grandes impactos financeiros, e oferecido nosso suporte, ininterruptamente”, assegurou Matheus Mendes, responsável pelo setor de operações da Raytheon Anschütz do Brasil.

À Portos e Navios, ele destacou que a empresa vem garantindo sua presença no mercado, como fornecedora das Fragatas Tamandaré, e reforçando seu compromisso com a qualidade e o atendimento ao consumidor final. “Com esse contrato, temos assegurado não apenas o fornecimento dos equipamentos de qualidade Anschütz, como também a mão de obra local, para a manutenção regular necessária e disponível durante todo o ciclo de vida das embarcações. Também esperamos a participação em projetos estratégicos na região, estabelecendo nossa empresa como referência em soluções para a navegação para a América Latina”, comentou Mendes.

Em âmbito local, ele ressaltou que a atual conjuntura da indústria naval tem sido desafiadora: “A história da indústria naval no Brasil é feita de altos e baixos, no entanto, é importante frisar que nosso país tem uma vocação marítima natural, mas conta com um parque industrial naval pouco aproveitado. Porém, acreditamos que essa é uma situação passageira e que o Brasil vai voltar à construção de novas embarcações de grande deslocamento”.

Sobre o restante do mundo, Mendes acredita que a indústria naval também deva voltar a crescer: “Os efeitos da Covid-19 e os recentes desdobramentos na Ucrânia reforçam esse período de baixos níveis de investimentos. Mas acreditamos que isso não deve prosseguir por muito tempo e logo vamos voltar a ter novas construções navais. Também estamos de olho nas evoluções tecnológicas e na inovação e, por isso, seguimos nos preparando para um mundo mais competitivo na área tecnológica, com novos produtos pensados para o meio digital”.

Em relação à presença nos três dias da Navalshore, Mendes prevê que vai ser uma excelente oportunidade para reencontrar parceiros e desenvolver novas parcerias de mercado. “Temos diversas soluções para apoiar os negócios offshore desde as pequenas até as grandes embarcações. Queremos também ouvir as demandas do mercado, até mesmo para melhorarmos nossos produtos e nosso atendimento.”

Soluções na feira

Quem estiver na feira, vai poder ver de perto as soluções da Raytheon Anschütz do Brasil para a navegação, especialmente a nova linha NX. “Vamos levar nossa nova bússola giroscópica Standard 22 NX, que é uma evolução da Standard 22, mas com um visual digital mais moderno. Também vamos apresentar a Standard 30 MF, nossa bússola giroscópica que não exige manutenção”, citou Mendes.

Ele ainda destacou o ECDIS NX, um novo equipamento de cartas náuticas, além do piloto automático PilotStar NX. “Vamos mostrar ainda, virtualmente, nossa Ponte Integrada Synapsis NX e nosso novo eLog, um novo produto que serve para auxiliar a navegação e integrar as informações em uma única plataforma. Além disso, vamos contar com uma equipe altamente motivada, atendendo em nosso estande e apresentando nossas soluções em navegação.”






© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira