Receba notícias em seu email

Retomada da indústria naval é tema da Navalshore 2024

Conferência e Ciclo de palestras somarão 48 apresentações em três salas simultâneas; fornecedores poderão agendar entrevistas com empresas na Rodada de negócios; 15 mil visitantes são aguardados

"Os novos desafios para a retomada da indústria naval - uma visão para as próximas décadas" será o tema central da 18ª Navalshore 2024 - Feira e Conferência da Indústria Marítima. O evento será realizado de 20 a 23 de agosto, no ExpoMag, no Rio de Janeiro.

O painel de abertura da conferência da Navalshore, no primeiro dia do evento, tratará do assunto que é foco de grupo de trabalho voltado à indústria naval, organizado pelo Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O governo federal está próximo de anunciar as primeiras medidas para o fomento à indústria naval, com foco na capacitação de mão de obra, fortalecimento da cadeia de fornecedores, investimentos em pesquisa, questões tributárias, compras públicas e mecanismos de financiamento. Estima-se que ao menos 16 estaleiros no país têm condições técnicas de disputar contratos para a construção de navios e embarcações de apoio offshore.

No último dia 11 de julho, entidades setoriais apresentaram ao governo um conjunto de propostas com o objetivo de aumentar a participação da indústria local de bens e serviços no setor de petróleo e gás natural. A ideia é garantir conteúdo local mínimo que dê segurança aos investimentos. O Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), a Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) reafirmaram a necessidade de uma política de conteúdo local previsível e juridicamente estável para atrair investimentos e utilizar a capacidade ociosa da indústria nacional.

O painel terá a participação da Transpetro, Sinaval, Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore (CSENO) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), deputado Alexandre Lindenmeyer – presidente da Frente Parlamentar da Indústria Naval, Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

No segundo dia da Navalshore, a "Formação e disponibilidade da mão de obra marítima - demanda atual e futura" e a "Transição energética na indústria marítima" serão temas dos dois painéis da conferência.

O terceiro dia da conferência, sob a curadoria do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, terá como painéis "Planejamento espacial marinho: conectando ciência, política e comunidade" e "Descomissionamento: reciclagem, alternativas offshore e infraestrutura marítima".

Ao todo, serão 25 palestrantes. Os painéis reunirão as entidades mais representativas da indústria marítima, o setor empresarial e o poder público.

Além dos painéis, haverá duas palestras especiais: A Transpetro fará um comunicado no primeiro dia, seguida da palestra "Perspectivas de renovação da frota pesqueira no país", pela Secretaria Nacional da Pesca Industrial, Amadora e Esportiva, – Ministério da Pesca e Aquicultura.

Ciclo de palestras

Além da conferência, a Navalshore promoverá mais uma vez seu Ciclo de Palestras, com 23 palestrantes apresentando inovações tecnológicas,além de produtos e serviços para o setor naval. No total, serão três salas com programações paralelas e simultâneas.

Rodada de negócios

Nos dois primeiros dias da Navalshore, fornecedores terão a oportunidade de apresentarem seus produtos e serviços a cinco empresas-âncora em entrevistas pessoais durando 15 minutos. São elas a Transpetro, o Estaleiro Enseada, a Emgepron, Estaleiro São Miguel e Estaleiro Dock Brasil. O agendamento estará disponível a partir de segunda-feira no site da Navalshore.

A Navalshore 2024 tem o patrocínio Master da Transpetro.

Serviço

A Navalshore é realizada pela Navalshore Organização de Eventos e tem a Portos e Navios como mídia oficial.

Informações: https://www.navalshore.com.br/pt/servicos/contato

Local: ExpoMag, Rio de Janeiro

Horário: 13h às 20h

Website: https://www.navalshore.com.br/pt/

Visitação gratuita: https://www.inscricaoeletronica.app.br/navalshore2024/

O acesso à conferência e ao Ciclo de palestras é gratuito. É necessário obter o credenciamento de visitante pelo site da Navalshore.

Conferência - programação completa em https://www.navalshore.com.br/pt/conferencia-2024/conferencia-2024-oficial

Ciclo de palestras - programação completa em https://www.navalshore.com.br/pt/conferencia-2024/ciclo-de-palestras-2024






© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira