Receba notícias em seu email

Saiba o que rolou nos três dias da Navalshore 2024

A 18ª edição da Navalshore reuniu mais de 13 mil pessoas, 400 marcas e 110 expositores. Durante os três dias de evento, 49 palestras foram realizadas, abordando temas importantes para a retomada do setor, como inovação tecnológica, sustentabilidade e políticas públicas. 

A cerimônia de abertura do primeiro dia trouxe líderes do segmento como Dino Antunes Dias Batista, secretário nacional de hidrovias e navegação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR); Sérgio Bacci, presidente da Transpetro; Lilian Schaefer, vice-presidente executiva da Executiva da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam); Luiz Césio Caetano, vice-presidente da Firjan; Daniel Bonavita, superintendente executivo Caixa Econômica Federal, Marcos Godoy Perez, diretor da Navalshore; o diretor-geral de Navegação da Marinha do Brasil, almirante de Esquadra Sílvio Luís dos Santos; Wilson Pereira de Lima Filho, diretor da Antaq; Luis Fernando Resano, vice-presidente da Abac; e Ariovaldo Rocha, presidente do Sinaval.

Um dos destaques da feira foi a ação afirmativa promovida pela Transpetro, que instalou uma sala de apoio à amamentação com estrutura adequada para a coleta e armazenamento de leite materno.  A empresa destacou o lançamento que aconteceu em julho do TP25, programa de renovação e ampliação da frota. 

Os expositores trouxeram novidades para fortalecer a sua base de clientes e fazer novas parecerias.A Waypoint, por exemplo, apresentou os novos rádios Recent, equipados com repetidores e locução GMDSS, incluindo modelos que boiam na água e outro com GPS.

A Masson Marine introduziu ao mercado brasileiro um propulsor híbrido, reafirmando a tendência de busca por soluções mais sustentáveis. A Sotreq, por sua vez, destacou-se ao trazer novidades em peças genuínas CAT, como cabeçotes, e uma avançada solução tecnológica para monitoramento de motores, que permite a manutenção baseada nos dados coletados. A Navalex International Inc., que participa da feira há mais de 10 anos, exibiu a sua nova linha de luzes LED para faróis de barco da Perko e o cabo sintético que oferece uma maior resistência, segurança e  lucro.

Além das inovações apresentadas, o evento foi palco para importantes acordos de colaboração. O Cluster Tecnológico Naval assinou três protocolos de intenções, incluindo um com o comitê coreano e outro com o Cluster espanhol, sendo este último formalizado no último dia da feira. Outro marco foi o anúncio da Gyromarsat, que firmou um acordo de representação para todo o território nacional com a empresa alemã Anschutz, conhecida por seus equipamentos de defesa. 

No último dia de palestras da Navalshore um dos destacou foi Planejamento Espacial Marinho (PEM). O PEM é um instrumento público, multissetorial, de caráter operacional e jurídico, que tem como objetivo garantir a governança e soberania da Amazônia Azul, promover o uso eficiente, harmonioso e sustentável de suas riquezas, além de fomentar a geração de divisas e empregos no Brasil.

A próxima edição da Navalshore já possui data e vai acontecer entre os dias 19 e 21 de agosto de 2025. 

 






© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira