Schottel anuncia novas instalações em Itajaí

Tradicional empresa com sede na Alemanha, a Schottel aproveitou os três dias da Navalshore 2022 para anunciar a expansão de seus negócios, em um novo ambiente localizado na cidade de Itajaí, Sem anta Catarina.

“As obras já estão bem avançadas e o local, que é bem amplo, abrigará departamentos como administração, reparo e armazém. Nossa nova instalação em Itajaí, em conjunto com o nosso escritório no Rio de Janeiro e a subsidiária na Colômbia, nos permitirá continuar prestando serviços de pós-venda, com mais flexibilidade do que nunca”, informou o gerente comercial da Schottel no Brasil, David Souza, à Portos e Navios.

A companhia alemã é responsável pela criação e fabricação dos sistemas de propulsão azimutal, pelo fornecimento de pacotes de propulsão convencionais completos, de até 30 MW, e de propulsão auxiliar, além de soluções econômicas e ecológicas para embarcações de diversos tipos e tamanhos.

“A alta qualidade do nosso produto, somado ao compromisso de estarmos presentes localmente, quando nosso cliente necessita, são as marcas do nosso sucesso”, disse o gerente comercial da Schottel no Brasil, David Souza.

Conforme suas estratégias para o continente latino-americano, a Schottel estará apta, em curto prazo, a oferecer mais serviços. “Em médio e até mesmo longo prazo, estamos na expectativa de uma crescente demanda que deve vir de propulsões híbridas e sustentáveis, atendendo às questões ecológicas e normativas. Empresas que quiserem estar de acordo com o mercado e regulamentações mundiais precisarão se adequar às novas regras e, para isso, já estamos nos preparando”, disse o gerente comercial.

A empresa possui e fabrica equipamentos que atendem a esses requisitos, a exemplo do Schottel Sydrive e Schottel Le-Drive. “Mas sabemos que haverá um boom visto que, em mais alguns anos, todas as empresas precisarão estar de acordo com essas regras”, salientou Souza.

Na visão dele, no mundo em geral tem ocorrido uma retomada da indústria naval, mesmo que seja de forma lenta, considerando as consequências da crise pandêmica e da guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Isso dificulta o bom andamento do mercado, mas no Brasil, temos perspectivas otimistas com o crescente mercado de ATB (Rebocador e Barcaça Articulada, em português) na cabotagem e a construção de rebocadores com “bollard pull” mais altos, além do mercado hidroviário, que vem inovando com o desenvolvimento de empurradores totalmente elétricos, em que a Schottel está fornecendo a propulsão”, relatou.

De acordo com ele, durante a Navalshore foi perceptível a demanda de clientes em potencial, que buscam projetos de modernização de frota, diante da necessidade de um upgrade nos equipamentos, para atender aos requisitos operacionais com maior eficiência e um bom custo-benefício, resultando em disponibilidade da embarcação e consequente aumento de produtividade.

Em relação à participação da Schottel na Navalshore, principalmente após um longo período de isolamento e reuniões virtuais, foi uma oportunidade de cumprir a meta de estar em um ambiente propício para reencontrar seus principais clientes e aproveitar esse contato pessoal para entender sobre seus próximos projetos, mercado, oportunidades e dificuldades. “Ainda pudemos apresentar nossas soluções e serviços, que podem contribuir para o sucesso deles, uma vez que todos os nossos equipamentos são personalizados, de acordo com cada projeto”, destacou Souza.

A feira também facilitou outros contatos com potenciais novos clientes e parceiros, dentre estaleiros, designers e operadores. “A indústria naval é muito dinâmica e sempre aparecem demandas com urgência. Como estamos prontos para atender às necessidades dos clientes, sempre temos a expectativa de fazer novos negócios”, ressaltou o gerente comercial da Schottel.

Durante o evento, a empresa apresentou todos os modelos de propulsores como o Schottel Controllable Propeller, o Pump Jet, o EcoPeller, mas principalmente seu carro-chefe: o Schottel Rudder Propeller, que passa por um contínuo desenvolvimento, oferecendo aos clientes tecnologia de ponta, estando disponível em inúmeras variantes e abrangendo uma ampla gama de faixas de potência, opções de instalação e perfis de operação.

“Em 2022, nós também apostamos no Marihub, uma ferramenta que coleta e analisa sinais de sensores, máquinas e outros componentes e os transmite para a plataforma MariNet IoT (Internet das Coisas), baseada em nuvem proporcionando, assim, o monitoramento e a visualização de dados ao vivo, para melhor análise e tomada de decisão”, salientou o gerente de vendas.

A Schottel do Brasil ainda pode demonstrar a utilização de algumas ferramentas de diagnóstico, utilizadas pelo nosso time especializado do pós-venda, mais especificamente a ferramenta HandySCAN 3D™, uma tecnologia utilizada para análise geométrica e dimensional de componentes mecânicos.


© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira