Plataforma para monitoramento e otimização de ativos também será destaque no estande da empresa na feira da indústria marítima
A Sotreq, maior representante da Caterpillar no Brasil, vai apresentar na Navalshore 2025, que será realizada no Rio de Janeiro de 19 a 21 de agosto, um conjunto de soluções em equipamentos, peças e serviços para embarcações que visam a modernização do segmento, o ganho de eficiência e a redução de custos e dos impactos ambientais. Segundo a empresa, participar do evento é uma oportunidade de dividir com clientes, parceiros e os demais participantes da Feira sua contribuição para tornar as operações marítimas mais inteligentes, sustentáveis e integradas.
Rodrigo Feria, gerente de desenvolvimento de mercado da Sotreq, explicou que considera a Navalshore o espaço ideal para fortalecer o diálogo com o setor e apresentar caminhos concretos para a evolução da indústria naval brasileira. “Queremos mostrar que é possível inovar de forma prática, com soluções que já estão sendo aplicadas e que fazem a diferença no dia a dia dos nossos clientes”, afirmou Feria.
O estande da empresa será dividido em três áreas temáticas, com destaque para tecnologias aplicadas à rotina de embarcações, sistemas de propulsão e componentes que aumentam a confiabilidade e reduzem custos operacionais. Entre eles, está o Sotreq Safe Source, o '3S', uma plataforma digital que permite o acompanhamento, em tempo real, do desempenho de motores e equipamentos das embarcações. Segundo a empresa, a ferramenta organiza dados técnicos em painéis simples, customizáveis, o que ajuda a prever manutenções, evitando falhas inesperadas e aumentando a eficiência da operação.
Outra inovação que será apresentada é um motor de grande porte, da linha MaK, originalmente movido a diesel, que, pela primeira vez no mundo, pode operar com etanol retrofit. Isso, explicou a companhia, garante maior sustentabilidade com impacto mínimo na estrutura original do equipamento e representa um avanço no uso de combustíveis mais limpos e no compromisso com a descarbonização do setor naval.
Além dessas inovações, o estande da empresa contará com um painel destacando os novos motores de alta performance CAT C32B e 3516E. Também será apresentada a nova bateria CAT, uma solução versátil que pode ser usada em qualquer tipo de embarcação. Lançada no fim do primeiro semestre, ela já está disponível para comercialização pela Sotreq.
O estande contará também com uma mesa interativa que ilustra o processo de remanufatura de peças CAT, realizado por meio do programa CAT Reman. Esse processo é baseado em um sistema de troca, no qual o cliente devolve o componente usado (casco) ao adquirir um produto remanufaturado, promovendo uma prática sustentável ao reaproveitar materiais e reduzir desperdícios.
Navalshore
O encontro da indústria naval reúne estaleiros, armadores, fornecedores, instituições e especialistas, facilitando o networking e promovendo negócios, parcerias e trocas de conhecimento em um momento estratégico para o setor. De acordo com a organização da Navalshore, a edição 2025 terá 136 empresas participantes e 400 marcas representadas. Em investimentos, a indústria naval brasileira movimentou mais de R$ 30 bilhões em 2024 e já possui R$ 22 bilhões em projetos aprovados para este ano, por meio do Fundo da Marinha Mercante (FMM).