Teksea expõe eficiência energética de sua nova linha de carregadores de baterias na Navalshore

Focada na indústria naval, offshore e de defesa, empresa nacional apresentou tecnologias para rebocadores e navios offshore, além de sua expansão expressiva nos negócios voltados ao setor de energia crítica

Prospectar novos negócios a partir da demonstração de suas soluções inovadoras foi um dos objetivos atingidos, durante a Navalshore 2022, pela TekSea – empresa brasileira com foco no desenvolvimento de novas tecnologias em eletrônica de potência, controle e monitoramento, além de ser especializada em aplicar o know-how adquirido em produtos de fabricação própria para sistemas de energia e automação.

A companhia – que possui uma fábrica em Blumenau (SC) e um escritório comercial em Campinas (SP), além de atender ao setor naval no exterior, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e em Bremen, na Alemanha – levou sua expertise sobre sistemas de energia e automação por meio de produtos com tecnologia própria, destinados ao mercado da indústria naval, offshore e de defesa durante os três dias da feira.

Durante a Navalshore 2022, a TekSea apresentou algumas de suas soluções, tais como: um conversor CA/CA em 400HZ para a área de defesa; painel de controle para luzes de navegação e sinalização para rebocadores e navios offshore; painel de controle para luzes de navegação, sinalização e cerimonial para fragatas e navios patrulhas; painel monitoração de alarmes (automação); retificadores/carregadores de baterias 24V e 48V; e o sistema “Bridge Navigational Watch Alarm System” (BNWAS).

“Também pudemos mostrar nossa expansão expressiva nos negócios no setor de energia crítica, que vem contribuindo para maiores demandas de investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para eletrônica de potência (conversão de energia) e eletrônica de controle (sistemas de automação)”, informou o CEO Henry Didjurgeit, executivo de novos negócios no setor de Marine e Defesa da TekSea, à Portos e Navios.

Conforme o executivo, a Navalshore também serviu de vitrine para mostrar, presencialmente, o recém-lançamento de uma série de produtos que atende às necessidades imediatas dos clientes da empresa, como por exemplo: a nova linha de carregadores de baterias, que proporciona uma melhora significativa de mais de 30% na eficiência energética, quando comparada à linha tradicional tiristorizada, reduzindo perdas de energia, dissipação de calor e emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera, mitigando a emissão de gases de efeito estufa (GEEs).

“Essa tecnologia contribui, em médio e longo prazo, no suprimento da energia de forma mais eficiente, para os demais sistemas das embarcações como equipamentos de navegação, comunicação e automação. Adicionalmente, estamos desenvolvendo – para médio e longo prazo – uma plataforma segura e robusta em nuvem, para a coleta de informações dos nossos equipamentos para aplicação em tempo real, proporcionando uma experiência ainda mais produtiva para o negócio dos nossos clientes”, ressaltou Didjurgeit.

Mesmo que a Navalshore tenha superado todas as suas expectativas, Didjurgeit acredita que o momento do mercado é bem desafiador, especialmente em torno dos investimentos em longo prazo. “Para quem se prepara, essa indústria se torna promissora, principalmente nos dias atuais, em que observamos um segmento com inúmeras necessidades para um mercado carente de tecnologia local. Assim como a crise que observamos na indústria automobilística, referente à falta de semicondutores, a indústria de navipeças também vem sofrendo.”

Segundo ele, a TekSea vem conseguindo atender a esse mercado, equipando os clientes de forma mais rápida, em relação aos concorrentes da Europa, Ásia e América do Norte. “Chegamos a observar, em alguns casos, equipamentos da nossa tecnologia, sendo entregues seis vezes de forma mais rápida do que a concorrência.”


© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira