Receba notícias em seu email

Transpetro recebe certificação por programa de telemedicina em navios

O programa ‘Saúde a Bordo’, iniciativa da Transpetro que implantou um sistema próprio de telemedicina em embarcações, recebeu uma certificação de excelência técnica da sociedade classificadora American Bureau of Shipping (ABS), durante a 19ª Navalshore, que reúne representantes do setor marítimo entre os dias 19 e 21 de agosto, no Expo Rio, no Rio de Janeiro (RJ). A empresa destacou que o programa alia tecnologia de ponta e protocolos de saúde, além de garantir atendimento online à tripulação dos navios e oferece aos comandantes mais segurança em casos de emergência médica durante a navegação.

A notação de classe ocorreu após inspeção técnica no navio Machado de Assis, realizada pela ABS no início de agosto, quando a classificadora confirmou que a Transpetro adota padrões internacionais em comunicação, equipamentos médicos, segurança de dados e protocolos de atendimento remoto — fundamentais em situações de acesso limitado a atendimento médico.

Entre os critérios atendidos pela Transpetro para a obtenção da notação de classe estão: videoconferências em tempo real com profissionais de saúde, equipamentos de diagnóstico, conectividade de internet confiável, prontuário eletrônico certificado e captura de imagens em alta resolução para diagnósticos precisos.

A notação de classe foi concedida durante a cerimônia de abertura do evento, nesta terça-feira (19), pela ABS. A certificação foi entregue ao presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, pelo diretor sênior de desenvolvimento de negócios da ABS na América do Sul e Caribe, Alex Albuquerque. Bacci destacou que a Transpetro investe continuamente em soluções que promovam saúde, bem-estar e segurança física e psicológica para os trabalhadores da companhia. “O programa Saúde a Bordo é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser usada para proteger as vidas daqueles que enfrentam os desafios do mar e reforçar nosso compromisso com uma operação segura e humana”, afirmou Bacci.

O gerente executivo de segurança, meio ambiente e saúde (SMS) da Transpetro, Raildo Viana, acrescentou que o reconhecimento por uma entidade externa comprova o pioneirismo em ações essenciais para a saúde e o bem-estar dos marítimos. Ele ressaltou que, além da estrutura disponível nos navios, a equipe médica sediada no Rio de Janeiro fica disponível 24 horas por dia para atender remotamente a tripulação da nossa frota. “O mais importante para nós é garantir segurança e qualidade de vida no mar. As pessoas são o principal ativo da Transpetro”, disse Viana.

O programa, aplicado em todos os 26 navios da frota própria da Transpetro, será utilizado pela ABS como modelo de telemedicina a bordo da empresa para elaborar um guia de referência que será disponibilizado gratuitamente para empresas marítimas de todo o mundo no site da classificadora.

O guia de referência apresentará o passo a passo do sistema de telemedicina em navios e servirá para as empresas em futuras concessões de notação de classe na área de saúde. O documento e a notação foram desenvolvidos seguindo os padrões da Associação Internacional de Sociedades de Classificação (IACS), organização internacional que reúne as principais sociedades de classificação do setor marítimo.

Para a ABS, o procedimento reforça o compromisso com a inovação na telemedicina a bordo de ativos marítimos e offshore. Segundo Albuquerque, foi a primeira vez na América Latina que um armador contribuiu para que uma sociedade classificadora desenvolvesse um guia de excelência sobre o tema. “O sistema traz benefícios aos tripulantes, garantindo atendimento online de qualidade e oferecendo ao comandante mais segurança para decidir sobre desvios de rota em casos de emergência médica”, destacou.

A concepção do projeto considerou as características da frota da Transpetro que, além de atuar na cabotagem brasileira, possui mais de 50% dos seus navios operando em longo curso, viajando por vários países pelo mundo durante períodos extensos. Em casos de intercorrências, o navio aciona o Núcleo de Atendimento a Emergências (NAE), localizado na sede da Transpetro, no Rio de Janeiro, que funciona ininterruptamente com um médico emergencista dedicado. A partir da análise remota, o médico define o tratamento ou, em casos críticos, indica o desembarque do paciente.






© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira