Apresentação da nova linha de lubrificantes destinados ao setor naval será destaque da participação da empresa brasileira na Navalshore 2025
A Usiquímica, empresa fundada em 1943, inaugura nova fase no setor naval com produção nacional da linha Enoc Marine, da Emirates National Oil Company Limited (ENOC), empresa global integrada de petróleo e gás, controlada pelo governo de Dubai, com presença em toda a cadeia de valor do setor de energia. A produção no Brasil dos lubrificantes da Enoc Marine para o setor, resultado de uma parceria fechada este ano, será feita na Usiblend, unidade da companhia brasileira em Diadema, em São Paulo, criada após a aquisição da operação da YPF Lubrificantes no Brasil, no ano passado. A apresentação da nova linha de lubrificantes destinados ao setor naval será o destaque da participação da empresa brasileira na Navalshore 2025, maior feira marítima da América Latina, que será realizada no Rio de Janeiro de 19 a 21 de agosto.
Segundo a Usiquímica, a unidade de Diadema conta com infraestrutura laboratorial avançada e localização considerada estratégica, próxima ao Porto de Santos. O portfólio inicial do novo segmento de produção da empresa inclui 12 lubrificantes de alto desempenho, desenvolvidos para aplicações críticas no ambiente marítimo e com formulações que seguem padrões internacionais, licenciadas diretamente pela Enoc, com uso de aditivos importados para assegurar conformidade técnica e desempenho comprovado em diversas rotas e regimes operacionais.
A Usiquímica prevê, com a nova linha de produtos, a possibilidade de expansão no fornecimento de lubrificantes para outros sistemas essenciais das embarcações, como compressores, turbocompressores, rolamentos, caixas de direção, alternadores, hélices de proa, bombas hidráulicas e unidades de refrigeração. Para isso, conta com parcerias logísticas e de distribuição para atender o litoral brasileiro, operação apoiada pela MRM Logística e o grupo Energia Aliança, com atuação especializada em abastecimento costeiro.
O diretor comercial da Usiquímica, Osvane Lazarone (foto), explica que a produção da linha Enoc Marine faz parte do plano da empresa para expansão de sua produção no segmento de lubrificantes até 2028, com investimentos de R$ 120 milhões na modernização e ampliação da Usiblend, incluindo automação industrial, compra de equipamentos, aumento da capacidade produtiva, melhorias logísticas e treinamento das equipes. “A produção local da linha Enoc Marine amplia a presença da Usiquímica no setor naval, além de abrir caminhos para que a unidade amplie seu atendimento a diferentes clientes”, disse.
Segundo Lazarone, serão produzidos em Diadema lubrificantes para embarcações de médio e grande porte, de cabotagem e de longo curso, e para plataformas flutuantes. Ele conta que a produção inclui óleos para motores principais, que define como indicados para motores de quatro tempos, por oferecerem proteção contra desgaste, estabilidade térmica e resistência à corrosão provocada por combustíveis com alto teor de enxofre, e para cilindros, voltados a motores de dois tempos, turboalimentados e de grande diâmetro. Nesse caso, explica, protegem contra desgaste e acidez excessiva em condições severas.
Numa primeira fase, Usiblend tem capacidade para produzir seis milhões de litros de combustíveis por mês, mas há previsão de aumentar para 15 mil litros até 2028. Além disso, a capacidade de armazenagem, atualmente de 1,5 milhão de litros, será ampliada para 4,5 milhões de litros até 2026. Osvane Lazarone informa ainda que o plano para expansão das atividades para atender ao setor marítimo prevê linhas de combustíveis destinados a sistemas essenciais das embarcações, como compressores, turbocompressores, sistemas hidráulicos, rolamentos e unidades de refrigeração, entre outros.
O diretor comercial da Usiquímica explica que o foco inicial da parceria com a Enoc Marine é atender o mercado brasileiro, tanto empresas de cabotagem como as estrangeiras que atracam no país. “Pretendemos, a partir do Brasil, alcançar diferentes perfis de embarcações que operam em águas internacionais”, disse.
Segundo ele, graças à experiência da empresa na produção de combustíveis, a Usiblend conta com equipes especializadas e preparadas para a formulação, controle de qualidade e logística específicos para atender o setor naval.
Além disso, informou Lazarone, foram realizados programas de capacitação para se adequar aos padrões técnicos e operacionais da Enoc, incluindo a aplicação de suas formulações licenciadas e o cumprimento de protocolos de qualidade. “Esse alinhamento foi feito em parceria com a equipe técnica da Enoc, que acompanhou o processo de implementação para garantir que a produção no Brasil atenda integralmente às especificações globais da companhia”, contou.
Lazarone assegura que a produção no Brasil dos produtos licenciados pela Enoc trará mais alternativas e ganhos para as empresas de navegação que operam ou passam pelo Brasil. Segundo ele, o mercado brasileiro de lubrificantes marítimos é atendido por fabricantes nacionais e internacionais, e a entrada dos produtos da Enoc Marine com produção local representa um diferencial. “Fabricar no Brasil permite reduzir prazos de entrega, otimizar custos logísticos e assegurar disponibilidade imediata de produtos, fatores que são decisivos no atendimento ao setor naval”, afirmou.