Receba notícias em seu email

MSC

Frederico Dias toma posse como diretor-geral da Antaq

O novo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Frederico Dias, foi empossado nesta terça-feira (16). Na cerimônia de posse, realizada na sede da autarquia, em Brasília, ele se comprometeu a avançar, principalmente, em cinco temas nos próximos cinco anos de seu mandato, entre os quais: reforçar a segurança regulatória, a previsibilidade e a remoção de entraves burocráticos, fortalecer a harmonização de conflitos e a solução de problemas de forma célere e manter o diálogo aberto com todos os interlocutores da agência.

Na ocasião, Dias também defendeu a higidez do processo decisório, o elemento técnico, o profissionalismo e a decisão baseada em conhecimento, com efetividade, eficiência, integridade e transparência. Ele também citou entre os desafios a eficiência portuária, o estímulo à navegação interior, avançar na agenda de sustentabilidade, aprimorar a multimodalidade e explorar as oportunidades de inovação tecnológica aplicadas à regulação.


PUBLICIDADE



Com mandato até fevereiro de 2030, Frederico Dias teve sua nomeação oficializada por decreto publicado no Diário Oficial da União no último dia 29 de agosto de 2025. O documento foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade no Palácio do Planalto no dia anterior. Dias assume a vaga decorrente do término do mandato de Eduardo Nery — nos últimos seis meses, o diretor Caio Farias exerceu o cargo de diretor-geral substituto da Antaq. O novo diretor-geral foi sabatinado pela Comissão de Infraestrutura (CI) e pelo Plenário do Senado no dia 20 de agosto.

Em seu discurso, o novo diretor-geral falou em fomentar o diálogo com o setor regulado e os servidores, a fim de estimular os investimentos, com foco em promover o desenvolvimento sustentável, por meio de um ambiente regulatório equilibrado, que estimule investimentos, fortaleça a competitividade e contribua para reduzir o custo logístico do país. “O transporte aquaviário é vetor de competitividade, de integração logística e de desenvolvimento regional. O país depende de portos eficientes, hidrovias estruturadas e serviços de navegação que atendam, com qualidade, às necessidades da população”, afirmou Dias.

Participaram da cerimônia de posse, a diretora Flávia Takafashi e os diretores Wilson Lima Filho, Alber Vasconcelos e Caio Farias; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, representantes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e do representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); autoridades do setor portuário; entre outros. Na posse, o ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, defendeu o papel das reguladoras para o desenvolvimento do Brasil.

Currículo
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Frederico Dias possui pós-graduação em Controle da Regulação de Infraestrutura e em Auditoria e Controle Governamental. O novo diretor-geral iniciou a carreira no setor privado, na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, mas consolidou trajetória no setor público, com atuação voltada à regulação e infraestrutura.

Na Controladoria-Geral da União (CGU), foi analista de Finanças e Controle. No Tribunal de Contas da União (TCU), exerceu funções de auditor, assessor técnico e secretário substituto em secretarias especializadas em infraestrutura, acumulando experiência em concessões, modelagens regulatórias e processos técnicos de engenharia. Também atuou na Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas e em gabinete de ministro.

Entre 2022 e 2024, exerceu o cargo de Secretário-Geral da Presidência, coordenando áreas estratégicas como tecnologia e inovação, planejamento, comunicação institucional, relacionamento parlamentar e internacional, segurança da informação e educação corporativa. Foi ainda chefe de gabinete de autoridade por cinco anos.

Para a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), haverá continuidade do desenvolvimento sustentável do setor portuário, relevante para o comércio exterior e a competitividade da economia brasileira. “É a continuidade do excelente trabalho que a agência vem realizando, de forma técnica, acessível e transparente, com credibilidade junto ao setor”, comentou em nota o presidente da ATP, Murillo Barbosa, que foi diretor da Antaq.

Ele disse que a associação busca, em parcerias entre o setor privado e público, garantir a segurança jurídica e um ambiente de negócios favorável aos investimentos no país. As associadas da ATP representam 72 terminais privados no país, atuando em áreas como agronegócio, mineração, siderurgia, petróleo e gás, contêineres e complexos logísticos. Juntos, os terminais de uso privado (TUP) movimentam cerca de dois terços da carga portuária brasileira.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira