A TCP, que administra o Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá, no Paraná, anunciou, na última semana, que o executivo Jacky Song assumiu o cargo de CEO da empresa. Segundo a companhia, o profissional é formado em contabilidade internacional por uma universidade chinesa e tem 22 anos de experiência no setor portuário, tendo trabalhado na China, em Djibouti e na Nigéria, antes de ser nomeado, em 2024, para o posto de diretor comercial da própria TCP.
O novo CEO informou que uma de suas metas à frente do terminal paranaense será ampliar o uso de energia limpa nas operações portuárias para contribuir no enfrentamento às mudanças climáticas e na redução da emissão de gases do efeito estufa. “Vamos enfrentar conjuntamente os desafios climáticos globais com o governo brasileiro e as empresas locais para alcançar o desenvolvimento sustentável”, projetou.
PUBLICIDADE
Na nova função, Song vai comandar um terminal que conta com o maior parque de máquinas entre os similares brasileiros, incluindo 40 guindastes pórticos sobre pneus (RTG), e o maior pátio para armazenagem de contêineres refrigerados da América do Sul, com 5.268 tomadas. Além disso, o terminal paranaense é, segundo informações divulgadas pela TCP, o maior concentrador de linhas marítimas do Brasil, com 23 serviços.