Levar gás a mercados, especialmente de regiões remotas, exige transporte seguro e econômico. Navios construídos para carregar com segurança Gás Natural Liqüefeito (GNL) resfriados a -163°C representam um papel cada vez mais importante. A ABB já é a maior fornecedora de sistemas de propulsão elétrica, incluindo seus Azipods de padrão industrial para navios transportadores de GNL como aqueles operando nas águas do Ártico entre a Europa e a Ásia. As soluções da ABB para navios transportadores de GNL, seus batedores quebradores de gelo e uma ampla variedade de outras classes de navios também incluem sistemas de suporte e serviços diagnósticos remotos para aumentar segurança, eficiência e confiança, garantindo que o “encanamento de gás natural flutuante do futuro” e as oportunidades que este promete não afundem.
- A solução de energia avançada desenvolvida pela área de Marine da ABB para transportadores de GNL é baseada no portfólio de geradores, quadros de distribuição, transformadores, acionamentos de propulsão de velocidades variáveis e motores altamente confiáveis da empresa - disse Henrique Pestana, o arquiteto naval responsável pelos projetos de navios da ABB: “estes componentes são combinados com sistemas proteção e gerenciamento de energia avançados especificamente desenvolvidos para estes tipos de navios.”
Nos últimos 30 anos, o consumo global de gás natural mais do que dobrou para 113 trilhões de pés cúbicos, uma tendência que irá continuar. Até 2035, a produção de gás natural liquefeito responderá por 16% do consumo de gás, prevê a empresa de energia BP. Os EUA se tornarão um grande exportador de gás, transportando 6 trilhões de pés cúbicos até 2040, de acordo com a Agência de Informação de Energia dos EUA [U.S. Energy Information Agency]. Além disso, as ações do Japão e da Alemanha para reduzir a dependência da energia nuclear após o acidente de Fukushima em 2011, associadas às relações entre países que possam representar desafios para gasodutos convencionais, sugerem que o papel de navios de GNL no comércio de gás internacional se intensificará. “O comércio de gás natural é um mercado muito dinâmico que exige soluções de transporte flexíveis,” disse Pestana. “Espera-se que o transporte marítimo de gás aumente dramaticamente ao longo da próxima década.”
Por exemplo, empresas de energia procurando transportar GNL pela Rota do Mar ao Noroeste do Ártico entre a Europa e a Ásia estão se voltando para a ABB para fornecer transportadores equipados com o sistema de propulsão Azipod capazes de carregar até 170 mil m³ de gás natural liquefeito. Equipados com turbochargers, geradores, transformadores, acionamentos e três Azipods da ABB, estes navios do futuro terão capacidade de quebrar gelo permitindo-lhes viajar sem escolta, mesmo através de gelo denso, reduzindo custos, acelerando tempos de entrega e mantendo a segurança.
E de sua ponte de comando em Billingstad, Noruega, a ABB oferece serviços de diagnóstico remoto para transportadores de GNL para ajudá-los a permanecerem em curso, mesmo quando algum imprevisto ocorrer. Um engenheiro da ABB está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana via conexão por satélite, caso um problema surgir.
- Serviços de diagnóstico remoto da ABB permitem solução de problemas e reparo, a quilômetros de distância. Alternativamente, um técnico de serviço da ABB pode instruir a tripulação para substituir um componente específico ou realizar um reparo - disse Pestana.
Fonte: Monitor Mercantil
PUBLICIDADE