Por meio do processo, as companhias podem sugerir áreas de exploração e produção de óleo e gás a serem incluídas em rodadas de licitação ou na oferta permanente da agência
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) publicou nesta terça-feira a resolução que regulamenta a nominação de áreas para futuras rodadas por empresas.
Por meio do processo, as companhias podem sugerir áreas de exploração e produção de óleo e gás a serem incluídas em rodadas de licitação ou na oferta permanente da agência.
PUBLICIDADE
Até então, a indicação de áreas por empresas ocorria por meio de uma instrução publicada no site da ANP. O objetivo da nova resolução é simplificar e dar maior visibilidade e institucionalização ao processo. De acordo com a agência, a expectativa é atrair a participação de um número maior de agentes para as rodadas.
A oferta permanente consiste num mecanismo pelo qual a ANP coloca à disposição do mercado, permanentemente, um pacote de ativos para compra sob demanda — incluindo campos de baixa produção (devolvidos à União) e blocos exploratórios ofertados sem sucesso em rodadas anteriores.
A cerimônia de apresentação de ofertas é marcada a partir da manifestação de interesse pelas empresas.
Fonte: Valor