A Agência Nacional do Petróleo (ANP) vai adotar medidas de estímulo à participação de fundos de investimentos nos próximos leilões de áreas petrolíferas. Segundo o diretor-geral da agência, Décio Oddone. Entre as medidas estarão a redução de exigência de capital das empresas para participação e simplificação das práticas para formação de consórcio.
— Estamos trabalhando para que fundos de investimento possam entrar, em parceria com empresas. Para empresas que não têm o balanço muito robusto possam também se apoiar em fundos. Será por meio de consórcio. Estamos criando facilidade para isso acontecer. Isso sempre foi possível, mas nunca foi muito praticado — disse Oddone, acrescentando que os novos percentuais de exigência de capital estão sendo discutidos ainda.
PUBLICIDADE
Depois de ter levantado R$ 8 milhões com a concessão de áreas petrolíferas em terra na quinta-feira, Oddone, fará nas próximas semanas um "roadshow" com investidores internacionais com o objetivo de atraí-los para os próximos leilões que serão realizados no Brasil. Oddone fará reunião com investidores europeus em Londres na semana que vem e, na seguinte, estará em Nova York e San Diego para falar com o mercado americano.
— Vamos mostrar o que a gente tem nesses próximos leilões. Vamos fazer reuniões por grupo. Estamos com agenda cheia para reuniões individuais com os investidores para tirarmos dúvidas e esclarecimentos — contou Oddone, na posse da nova diretoria da AmchamRio.
De acordo com Oddoni, a expectativa para o próximo leilão é de “um interesse muito grande”.
— As empresas têm manifestado isso, estamos sendo muito procurados. Esperamos que isso se materialize nos leilões — disse. — No leilão desta semana, que foi de pequeno porte, tivemos quatro empresas, da área de serviços, que aproveitaram a oportunidade para fazer exploração. Isso é o início de um ciclo positivo, de uma cadeia que vai começar a se fortalecer.
Fonte: Extra