A Caixa Econômica Federal lança a sua primeira agência-barco nesta quarta-feira (29) em Manaus (AM). Com a agência, será possível fornecer atendimento às populações ribeirinhas, que vivem nos municípios da Bacia Amazônica, para ampliar as opções de prestação de serviços e promover o desenvolvimento socioeconômico, além da inclusão bancária. O projeto piloto da agência-barco da Caixa atenderá no Rio Solimões, no trecho Manaus-Coari, compreendendo, no trajeto, os municípios de Iranduba, Manaquiri, Manacapuru, Anamã, Beruri, Anori e Codajás.
PUBLICIDADE
A escolha da região, para a prática do piloto, se deu pela quantidade de municípios e a população envolvida (253 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE). Em estudos para expansão do projeto, a Caixa já diagnosticou 15 calhas de rios, distribuídas entre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, que futuramente também poderão ser atendidas pelo barco itinerante do banco.
A embarcação, autosuficiente para navegar por 23 dias seguidos, terá também recursos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Contará com separação de lixo para reciclagem e dejetos secos. Terá ainda sua própria estação de tratamento de efluentes de esgoto, que permitirá lançar, no rio, água 100% tratada, e casco pintado com tinta não poluente. A agência contará com iluminação eficiente à base de LED (a mesma tecnologia usada nas lanternas dos carros, que consome menos energia).
O barco, que funcionará como agência da Caixa, terá em seu interior empregados do banco à disposição para oferecer serviços de abertura de contas, atendimentos sociais (PIS, FGTS, Seguro Desemprego, CPF, Benefícios Sociais), habitação de interesse social, além de microcrédito produtivo orientado e produtos como Construcard Caixa e crédito por consignação. A agência também poderá viabilizar o suporte a ações de promoção à saúde, educacionais e de proteção ambiental, em especial das bacias hidrográficas, reforçando o papel da Caixa como empresa socialmente responsável.
O modelo de agência-barco itinerante, idealizado pela Caixa, terá o nome do seringueiro e ativista ambiental brasileiro, Chico Mendes, que ficou mundialmente conhecido por lutar pela preservação da Amazônia. A Agência Chico Mendes, com capacidade para 65 pessoas, contará com toda a infraestrutura naval necessária à prestação dos serviços, incluindo energia, iluminação, comunicações, ar condicionado, limpeza, copa, cozinha, tripulação e manutenção do barco. A agência também terá serviços e soluções de segurança, vigilância armada, sistema de monitoramento de imagens, controle de acesso e sistema de localização e rastreamento.