A inauguração do Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC), prevista inicialmente para o próximo dia 1º de maio, deverá aguardar mais um pouco, de acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece).
A data inicial para a inauguração do empreendimento, localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), chegou a ser informada pelo próprio governador Cid Gomes, em outubro do ano passado, quando afirmou que, naquela época, 60% da obra já estava concluída.
A notícia foi veiculada com exclusividade pelo Diário do Nordeste, na edição de 22 de outubro de 2011.
Falta acabamento
Conforme a Secitece, a estrutura física do equipamento está sendo concluída, faltando a parte de acabamento e a instalação de equipamentos. Contudo, a Secretaria afirma que ainda não existe uma data oficial para a inauguração do CTTC.
Ao todo, o equipamento possui cinco prédios, abrigando salas de aula, refeitório, auditório com capacidade de 275 lugares e laboratórios de refinaria, química, petroquímica, construção civil e eletromecânica.
O equipamento será importante para capacitar a mão de obra local para que essa força de trabalho possa atuar em projetos estruturantes que serão instalados no Ceará, como a refinaria Premium II e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
UTD
Também na área de qualificação profissional, o governo do Estado deverá inaugurar em breve a Universidade do Trabalho Digital (UTD), localizada no prédio do antigo Cine São Luís. Apesar de ainda não haver um data definida para a inauguração oficial, as aulas ofertadas pelo equipamento tiveram início na última segunda-feira (23).
De acordo com a Secitece, já estão em andamento sete turmas, divididas em duas áreas de formação: Iniciação Digital e Qualificação Especializada em Tecnologia da Informação (TI). Nesta última área, são ofertados cursos como PHP, Linux Avançado, Java, Design Gráfico e Conectividade e Segurança da Informação. A maior parte do público é formada por comerciários e estudantes. A Secitece acrescenta que, mesmo com o início das aulas, as matrículas para os cursos permanecem abertas.
Outra iniciativa do governo estadual para capacitar a mão de obra local é a construção de escolas profissionalizantes. Cerca de 80 escolas desse tipo já foram inauguradas em todo o Estado. A expectativa é que, até o fim de 2014, o número chegue a 140.
Fonte:Diário doNordeste (CE)
PUBLICIDADE