Com o clima chuvoso deste início de ano, exportações do produto tiveram de ser adiadas, sem previsão de prazo
Antes prevista para este mês, a próxima carga de minério de ferro a ser extraída em solo cearense para exportação foi suspensa, em virtude do clima chuvoso que tem atingido todo o Estado. A informação é de uma fonte ligada à Globest, empresa chinesa que vem realizado a exploração do insumo em Sobral. "Esse clima compromete. Enquanto o Ceará inteiro torce para chover, nós torcemos para que São Pedro dê uma trégua", explicou.
Variáveis
Anteriormente, a expectativa era de uma exportação total de 70 mil toneladas já para o mês de fevereiro. Apesar da previsão, a Globest havia frisado, em janeiro, que todo o processo envolve muitas variáveis que podem alterar o cronograma, relacionadas ao ritmo de produção e de transporte do minério, impactando em alterações no cronograma, além, é claro, das imprevisibilidades das condições climáticas.
Segundo a fonte, ainda não existe previsão para um novo embarque da mercadoria para o mercado internacional.
Readaptação
Em setembro, a empresa anunciou que não conseguiria realizar mais uma exportação do material em 2010 pois precisava de uma período de readaptação. A fase foi necessária porque os novos volumes de minério que estavam sendo retirados do solo possuíam características diferentes daqueles inicialmente explorados.
À medida em que a exploração se sucedeu, a empresa percebeu uma diminuição na qualidade do minério e, portanto, elaborou um novo processo.
Fonte: Diário doNordete (CE)
PUBLICIDADE