O embaixador Rubens Gama Dias Filho, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimento do Ministério das Relações Exteriores, apresentou as plataformas criadas para facilitar o desenvolvimento das relações exteriores por meio da tecnologia da informação, como o portal Brasil Globo Net, voltado para o público externo, e o portal Extra Net, voltado para o público interno. Nas plataformas, é possível a interlocução com outros órgãos por meio da tecnologia da informação.
Ele falou também sobre o sistema criado para o monitoramento dos trabalhos nos escritórios do ministério distribuídos pelo mundo. O sistema foi elaborado para criar um arquivo com informações de todos os funcionários que trabalham em todas as unidades espalhadas pelo mundo. Um diário de atividades também foi desenvolvido, eletronicamente, para monitorar o trabalho dessas unidades.
O diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Roberto Dantas, falou sobre as diversas plataformas criadas para pesquisa e organização das relações comerciais exteriores. O Portal Brasileiro do Comércio Exterior é uma plataforma onde diversas ferramentas estão disponíveis para facilitar o acesso à informação sobre o comércio exterior, como o Comex responde, um formulário eletrônico para tirar dúvidas. Já foram respondidas cerda de 31 mil perguntas de usuários. Outro sistema, o Capta, permite a busca de informações sobre acordos de preferência tarifária.
A Vitrine do Exportador é o local para que exportadores e importadores, ativos ou em potencial, façam promoção comercial de empresas, pesquisas e montagem de vitrine virtual de forma gratuita. “O objetivo é juntar o importador ao exportador”, explicou Roberto Dantas. Alice Web 2 e Alice Web Mercosul são sistemas de análise das informações de comércio exterior criados para modernizar o acesso a estatísticas sobre importações e exportações dos países do Mercosul. O Radar Comercial permite que o usuário pesquise as melhores oportunidades para seus produtos no mercado externo.
'Cultura exportadora'
As ações para promoção de produtos brasileiros contam ainda com o Plano Nacional da Cultura Exportadora, que tem como objetivo desenvolver e difundir a cultura exportadora nos estados por meio da capacitação de gestores públicos, empresários e profissionais do comércio exterior.
Os trabalhos da manhã do seminário foram encerrados pelo embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Jeffrey McAlister. Segundo ele, o comércio exterior é uma peça fundamental para o crescimento da economia de um país. O embaixador levantou que, no caso do Brasil, os desafios a serem enfrentados no atual cenário da economia mundial, geram a necessidade de que as diferentes instituições governamentais trabalhem juntas, e não de forma isolada, e sejam flexíveis para buscarem novas oportunidades.
Fonte>: TCU
PUBLICIDADE