BRASÍLIA - Nesta terça-feira, o BNDES lançou sua nova página na internet e tornou disponíveis os dados sobre várias operações no Brasil e no exterior. Em Brasília, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, divulgaram o novo site, no qual várias informações antes tratadas com restrição para divulgação, agora estão disponíveis.
O novo endereço fornece informações sobre os US$ 11,9 bilhões em contratos com o exterior entre 2007 e 2015 e R$ 320 bilhões em operações no Brasil feitas entre 2012 e 2015.
Coutinho acredita que com a divulgação de diversas informações na internet como os prazos, juros e valores das operações que o banco realizou a estatal se tornou “a instituição financeira mais transparente dentre todos os seus pares, se compararmos com bancos de desenvolvimento e de exportação do mundo inteiro”.
Além disso, prosseguiu Coutinho, “nas próximas semanas estaremos retroagindo” para oferecer informações até 2007 nos financiamentos domésticos. Durante o evento também foi assinado um memorando de entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para avançar nesse processo.
O ministro Armando Monteiro acrescentou que “tem uma demanda da sociedade brasileira por mais transparência e mais informações” e que as informações disponibilizadas incluem as informações sobre as operações do BNDES em Cuba e em Angola.
O site também conta com o primeiro relatório de efetividade do banco, que estima o impacto na sociedade dos financiamento concedidos pelo BNDES.
Fonte: Valor Econômico/Lucas Marchesini e Eduardo Campos
PUBLICIDADE