Mai 25, 2022
  • Publicidade
  • Assinaturas
  • Newsletter
  • Agenda
  • Contato
  • Whatsapp

Acessar

Criar uma Conta
  • Esqueceu seu nome de usuário?
  • Esqueceu sua senha?
Portos e NaviosPortos e NaviosPortos e Navios
  • Home
  • Notícias
    • Índice de notícias
    • Indústria naval
    • Portos e logística
    • Navegação e Marinha
    • Offshore
    • Economia
    • Especial Navalshore
    • Empresas e negócios
    • Executivos
    • Mural
  • ARTIGOS
    • Opinião
    • Estudo e pesquisa
    • Tecnologia e inovação
    • Envio de artigos
  • REVISTA
    • Revista em html
    • Revista digital
  • SERVIÇOS
    • Catálogo
      • Pesquisar empresas
      • • Cadastrar
      • • Administrar/Atualizar
      • • Download em PDF
    • Eventos
      • AgendaAgenda
      • Marintec - NavalshoreMarintec - Navalshore
      • Cenários da Indústria naval e OffshoreCenários da Indústria naval e Offshore
    • Empregos
      • Ainda não tenho cadastro

EUA ameaçam contrarretaliação ao Brasil

Economia
05 Fevereiro 2010
  • Imprimir
  • Email

Novo embaixador americano desaconselha retaliação aos EUA em R$ 1,5 bi após vitória na OMC contra subsídios ao algodão
Diplomatas brasileiros se disseram "perplexos"; OMC concedeu ao país direito de retaliar EUA em áreas como propriedade intelectual
O novo embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, defendeu ontem uma melhora nas relações comerciais entre os dois países e desaconselhou Brasília a retaliar Washington em uma disputa comercial sobre o algodão americano com uma insinuação, senão ameaça: "Retaliação sempre provoca uma contrarretaliação".
"Podemos trabalhar juntos com o Brasil para melhorar nossas relações comerciais e evitar uma ação retaliadora", pregou Shannon, em português, depois de receber credenciais do presidente Lula.
Diplomatas brasileiros se disseram "perplexos" com a possibilidade de contrarretaliação. O Brasil, defendem, está reagindo ao fato de os EUA terem violado as regras da Organização Mundial do Comércio com seu programa de subsídios ao algodão. Após sete anos, a OMC concedeu em agosto a Brasília o direito de aplicar sanções em bens e propriedade intelectual, que inclui patentes.
O tema é caro aos EUA. Shannon afirmou que os dois governos conversam intensamente para evitar a retaliação. "O trabalho da diplomacia não é acirrar os pontos de divergência. É detectá-los de maneira a não prejudicar os pontos de convergência, que, neste momento, são muitos entre o Brasil e os EUA", disse ele em sua primeira entrevista no Brasil. Mas, segundo o Itamaraty, os contatos são incipientes.
O embaixador na OMC, Roberto Azevedo, confirmou à Folha ter sido procurado pelos americanos, mas não definiu a fase atual como negociação: "Até o momento não foi feito nenhum tipo de proposta concreta".
A declaração de Shannon vem às vésperas da reunião da Camex (Câmara de Comércio Exterior) para definir os produtos alvo das sanções, marcada para terça. A elaboração da lista está atrasada. Com mais de cem itens, atrai interesses políticos e econômicos.
A eventual "contrarretaliação" não ocorreria no âmbito da OMC, onde a decisão é final. Novas barreiras tarifárias poderiam, por sua vez, acarretar novo processo. A opção americana seria, então, travar negociações em curso para abrir mais seu mercado a produtos brasileiros, como o etanol.
Na conta do Itamaraty, as sanções somariam pouco mais de R$ 1,5 bilhão, mas o cálculo depende de dados dos EUA, em aberto. Pouco menos da metade é em "retaliação cruzada" (em outro setor que não o alvo da disputa, como patentes). O Brasil precisa decidir se lançará seu maior trunfo já.
Uma ideia que ganha força é que o país imponha primeiro as sanções sobre bens, para fazer andar a negociação. Recurso final, a possibilidade de sanções em patentes opõe dois dos mais poderosos lobbies do Congresso americano, e o setor farmacêutico já começou a pressionar com cartas por um recuo nos subsídios agrícolas.
Colaborou EDUARDO CUCOLO, da Sucursal de Brasília(Fonte: Folha de S.Paulo/ELIANE CANTANHÊDE/COLUNISTA DA FOLHA/LUCIANA COELHO/DE GENEBRA)


Pesa

   
    Jan de Nul
    Antaq
             

Tche Digital

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval
  Assine Portos e Navios
             
             

Metalock

Cash Computadores

729 mai-jun de 2022

Bombando

Supergasbras apresenta projeto de terminal de GLP …

23 Maio 2022 Portos e logística

  • Porto do Rio de Janeiro retoma operações em navio de ‘br…

    Portos e logística
    23 Maio 2022
  • TCU realiza evento sobre verticalização no transporte mar…

    Navegação
    23 Maio 2022
  • Petrobras e Equinor avaliam viabilidade ambiental de projeto…

    Offshore
    23 Maio 2022
  • MRS e Bracell atingem a marca de 1 milhão de toneladas de c…

    Portos e logística
    23 Maio 2022

 

Revista Portos e Navios
Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar
Centro

Rio de Janeiro - RJ
CEP 20080-070
Tel. +55 21 2283-1407

Diretores
Marcos Godoy Perez
Rosângela Vieira

Contatos:
Redação 
Publicidade 
Assinaturas

 

Editorias 
Indústria naval e offshore 
Portos e logística
Navegação e Marinha do Brasil 
Geral
Executivos

Artigos 
Opinião
Estudo e Pesquisa

Serviços 
Assinaturas 
Publicidade
Newsletter

Revista impressa
Revista mensal em html 
Revista mensal digital 

 

Eventos 
Ecobrasil
Marintec / Navalshore - vídeos
Mural 
Agenda

Catálogo da indústria marítima 
Pesquise empresas, produtos e serviços 
Assine o catálogo

 

  • Home
  • Notícias
    • Índice de notícias
    • Indústria naval
    • Portos e logística
    • Navegação e Marinha
    • Offshore
    • Economia
    • Especial Navalshore
    • Empresas e negócios
    • Executivos
    • Mural
  • ARTIGOS
    • Opinião
    • Estudo e pesquisa
    • Tecnologia e inovação
    • Envio de artigos
  • REVISTA
    • Revista em html
    • Revista digital
  • SERVIÇOS
    • Catálogo
      • Pesquisar empresas
      • • Cadastrar
      • • Administrar/Atualizar
      • • Download em PDF
    • Eventos
      • AgendaAgenda
      • Marintec - NavalshoreMarintec - Navalshore
      • Cenários da Indústria naval e OffshoreCenários da Indústria naval e Offshore
    • Empregos
      • Ainda não tenho cadastro
  • Publicidade
  • Assinaturas
  • Newsletter
  • Agenda
  • Contato
  • Whatsapp
Receba notícias em seu email

Receba nossa newsletter diária

captcha