A conta-petróleo, que registra as exportações e as importações brasileiras de petróleo e derivados, está positiva em US$ 416 milhões de janeiro a novembro.
O resultado reforça a possibilidade de ocorrer, em 2016, o primeiro superávit anual dessa conta na história. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (1°) pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
PUBLICIDADE
Em novembro, o saldo da conta-petróleo foi positivo em US$ 531 milhões – esse é o quarto superávit mensal consecutivo. Segundo o secretário de Comércio Exterior, Abrão Neto, a queda nos preços internacionais do petróleo, a alta nas exportações e a crise doméstica explicam o movimento.
“Há queda significativa na cotação do petróleo. O Brasil é um importador líquido [importa mais do que exporta], o que faz com que isso impacte ainda mais as importações [que registraram queda de 42,4% de janeiro a novembro, na comparação com 2015]”, disse.
Exportações em alta
Dados do ministério mostram ainda que as exportações de petróleo e derivados aumentaram 53% em novembro comparado a igual mês de 2015. De janeiro a novembro, houve queda de 19%.
Fonte: Portal Brasil