A ExxonMobil está iniciando estudos de projeto para um centro de captura de carbono localizado no sudeste da Austrália. A iniciativa da empresa é um dos projetos delineados para atender às metas do governo australiano de acelerar a captura e armazenamento de carbono. A Chevron lançou o primeiro projeto na região em agosto de 2019, relatando que havia capturado e armazenado mais de 5,5 milhões de toneladas métricas de CO2 até o final de 2021.
O governo australiano identificou, em dezembro de 2021, a captura e armazenamento de carbono como uma tecnologia prioritária de baixas emissões em seu roteiro de investimento em tecnologia.
PUBLICIDADE
O hub de captura e armazenamento de carbono do Sudeste da Austrália (SEA CCS) idealizado pela ExxonMobil usaria inicialmente a infraestrutura existente para armazenar CO2 no campo de Bream esgotado na costa de Gippsland, Victoria. A petroleira informou que está realizando estudos iniciais de projeto de engenharia de front-end para determinar o potencial de captura e armazenamento de carbono de várias indústrias na região.
“A colaboração com outras indústrias é um passo importante para desbloquear futuras oportunidades de captura e armazenamento de carbono para a Austrália, com potencial para reduções em larga escala nos setores industriais de maior emissão”, disse Joe Blommaert, presidente da ExxonMobil Low Carbon Solutions. “Políticas governamentais sólidas irão acelerar a implantação das principais tecnologias necessárias para apoiar a ambição da sociedade por um futuro net-zero.”
O conceito do projeto prevê a captura de até dois milhões de toneladas métricas de CO2 por ano. Se a viabilidade técnica e comercial for confirmada, o hub SEA CCS poderá estar operacional até 2025.