A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), subsidiária da Vale, fechou o maior contrato de transporte de açúcar da sua história com a Copersucar. Pelo acordo a FCA vai levar 500 mil toneladas de açúcar ao ano de Ribeirão Preto para o porto de Santos.
A ferrovia fechou 2009 com 1,3 milhão de toneladas de açúcar transportados por sua rede, um aumento de 44% em relação a 2008. Segundo o diretor comercial da empresa, Fabiano Lorenzi, dois outros contratos importantes de açúcar devem incrementar a carga este ano: com a trading ED & F Man e com a usina Santa Juliana, em Minas Gerais, de propriedade da Bunge, fechados entre outubro e novembro.
Juntos os novos contratos podem garantir uma elevação de até 70% da carga de açúcar transportada pela ferrovia - que ultrapassaria 2 milhões de toneladas ao ano. Foram 360 mil toneladas ao ano fechados com a ED & Man e 180 mil com a Bunge - que incluiu 150 milhões de litros de álcool.
De acordo com Fabiano Lorenzi, hoje há apenas um acordo com a Copersucar que garante o transporte de cerca de 200 mil toneladas/ano. O contrato mais do que dobra o volume, e exigirá investimentos em terminais de carga em Ribeirão Preto e em Santos - bancados pela Copersucar. O contrato prevê o transporte de 2,4 milhões de toneladas em cinco anos.
Em 2009 a FCA transportou 8,4 milhões de toneladas em produtos agrícolas, principal carga da empresa, responsável por 37% do total de 22 milhões de toneladas - e por 53% da receita líquida, que fechou 2009 em R$ 678 milhões. As principais cargas são soja, farelo e milho, totalizando 4,9 milhões de toneladas. A melhora dos resultados no setor de açúcar e álcool este ano ajudou a compensar o fraco desempenho na carga industrial - produtos siderúrgicos e ferro gusa para o mercado interno, entre outros. Nesse ramo, a receita caiu em 25% entre 2008 e 2009.
A malha da FCA passa pelo centro do Estado de São Paulo, segue por Uberlândia e termina em Brasília, não concorre diretamente com a malha da ALL, que tem atuação consolidada no setor de açúcar e álcool no noroeste paulista. A ALL fechou recentemente um contrato com a Cosan para a constituição da Rumo, que deverá transportar 9 milhões de toneladas de açúcar por ano.Fernando Teixeira, de São Paulo)
PUBLICIDADE