A indústria fica próximo ao porto de Vila do Conde e processa minério de bauxita para fazer a matéria-prima do alumínio.
Em nota, a Hydro Alunorte informou que não ocorreu “qualquer anormalidade, vazamento ou rompimento” nos seus depósitos de resíduos sólidos em Barcarena do dia 17 de fevereiro. Segundo a empresa, foram divulgadas “informações inverídicas” nas redes sociais e alguns portais de notícias.
PUBLICIDADE
Há informações, no entanto, sobre transbordos das águas com cor avermelhada nos depósitos da empresa. A Hydro Alunorte atribui isso à cor da terra na região, que tingiu a água dos alagamentos que foram além da área da fábrica de alumina.
O temor se espalhou porque a lama originária do processamento da bauxita para se obter a alumina contém alto teor de soda cáustica.
A empresa informa que houve volume de chuva excepcional na região entre sexta-feira e sábado, superior a 200 milímetros, em aproximadamente 12 horas e que a incidência no município de Barcarena, ocasionou um volume extraordinário de água pelas ruas da cidade.
A Hydro Alunorte acrescenta que, no último mês, suas áreas de depósito de resíduos da refinaria vêm recebendo visitas solicitadas dos órgãos ambientais do Pará, do Corpo de Bombeiros de Barcarena. Representantes da Promotoria de Justiça de Barcarena, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barcarena (Semade), Corpo de Bombeiros e da Associação Caiquiama, representando comunidades locais, estiveram na sede da empresa ontem.
Ao final das visitas, informa a empresa, autoridades firmaram ata atestando que não foram identificados indícios ou risco de transbordo na área de resíduo da barragem da Hydro Alunorte.
A empresa, que passou a chamar Hydro Alunorte após ter seu controle dominado pelo grupo norueguês Norsk Hydro, é uma das maiores produtoras de alumina do mundo, com capacidade superior a 6 milhões de toneladas por ano. Foi fundada em 1995 pela então Vale do Rio Doce em associação com capital japonês e de outros grupos brasileiros.
Fonte: Valor