LONDRES – Os sinais de fraqueza do setor industrial ao redor do mundo sugere que a recente queda nos preços das commodities tem uma sólida base de fundamentos e não é resultado simplesmente de uma aversão ao risco gerada pela crise financeira, segundo a Capital Economics.
De acordo com a empresa de consultoria, a deterioração na atividade industrial global, confirmada em setembro pelos índices dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês), significa que a demanda básica por commodities está enfraquecendo.
O índice de atividade industrial dos gerentes de compras mundial, compilado pela Markit, caiu para 49,9 em setembro, de 50,2 em agosto. Índices individuais da maioria das principais economias permaneceram ao redor de 50 – a divisa entre uma situação de expansão e contração da atividade –, mas pequenas melhoras nos EUA e no Reino Unido foram anuladas pela leitura estável na China e declínios na zona do euro e no Japão.
Mais preocupante, o componente mundial de “novas encomendas”, um indicador da demanda futura, caiu mais, apontando para um futuro incerto.
Segundo a Capital Economics, existe uma relação razoavelmente estreita entre o PMI industrial global e as mudanças nos preços dos metais industriais.
A relação entre o PMI mundial e as mudanças nos preços do petróleo é menos evidente, porém, “a recente fraqueza nos preços da commodity também é consistente com a deterioração nos indicadores industriais globais, que mostram poucos sinais de abatimento”, segundo a empresa de consultoria.
(Fonte: Valor Econômico/Dow Jones Newswires)
PUBLICIDADE