A empresa suíça Glencore está negociando a aquisição da Alesat, distribuidora de combustíveis dona da rede de postos Ale, segundo duas fontes. A companhia era uma das principais estrangeiras interessadas, competindo com a holandesa Vitol e a francesa Total.
A dianteira, até dois meses atrás, era da Vitol. Mas não houve acordo sobre preço e a empresa não chegou a fechar exclusividade.
PUBLICIDADE
Quando a Glencore chegou à mesa de negociações, o nome causou estranheza aos envolvidos. A Glencore é uma grande trading de commodities, com destaque para petróleo, e uma referência no setor de mineração.
Mas o mercado de distribuição e varejo também começou a entrar no radar da companhia no ano passado. A companhia suíça fez uma joint-venture no México com Corporacion G500, uma associação de donos de postos e serviços. A rede tem o nome de G500 e fornecerá combustível, marca e serviços de varejo, com objetivo de ser líder em distribuição e comercialização de combustíveis no México.
A companhia também negocia a compra de ativos da Chevron na África do Sul e Botsuana que, além de uma refinaria na Cidade do Cabo, inclui uma rede de 800 postos de combustível nos dois países.
Segundo uma fonte, a Alesat tem afirmado internamente e à sua rede de relacionamentos que está focada em seus planos de expansão neste momento. No entanto, o processo de venda segue correndo e é coordenado pelo banco Safra.
A Vitol pode voltar às conversas se as demais interessadas recuarem e se os sócios da Alesat aceitarem rever preço, afirma um executivo com conhecimento do assunto.
Procurada, a Glencore diz que “não comenta rumores ou especulações de mercado”. A Alesat não comentou de imediato.
Fonte: Valor