O Conselho Nacional de Política Nacional (CNPE) divulgou nesta terça-feira as áreas da 3ª rodada de leilões do pré-sal. Serão ofertadas quatro áreas localizadas nas bacias de Campos e Santos, relativas aos prospectos de Pau Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central. A rodada está prevista para novembro de 2017, sob o regime de partilha de produção. Essas resoluções seguem agora para aprovação da Presidência da República.
O CNPE também aprovou a quarta e a quinta rodadas de leilões. A primeira está prevista para maio de 2018. Estão sob análise para esta rodada três áreas na Bacia de Campos: Saturno, Três Marias e Uirapuru. A quinta rodada está prevista para o segundo semestre de 2019. Estão em análise os prospectos de Aram, Sudeste de Lula, Sul e Sudoeste de Júpiter e Bumerangue, todas na Bacia de Santos.
PUBLICIDADE
A terceira rodada de leilões do pré-sal era muito esperada pelo mercado por abranger o maior número de áreas produtivas de petróleo desde o primeiro leilão de Libra, em 2013. Além disso, é o primeiro certame em que valerão as novas regras, sancionadas pelo presidente Michel Temer no fim do ano passado, que tiram a exclusividade da Petrobras sobre a exploração dessas áreas. Segundo a nova lei, a empresa tem a preferência de escolha para a exploração em qualquer uma dessas áreas, mas não é mais obrigada a participar em todas elas.
Fonte: Extra