A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, lançou na última sexta-feira (27) o Programa de Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos (PROEF). A cerimônia foi realizada na Base de Imbetiba, em Macaé, com a presença do diretor de Exploração e Produção, José Formigli, e de gerentes executivos de Exploração e Produção, e de Desempenho.
Antes de chegar à base da Petrobras, em Macaé, Graça Foster, o diretor Formigli, os gerentes executivos de E&P, Solange Guedes, Erardo Gomes Barbosa Filho, Cristina Pinho e José Luiz Roque, de Desempenho, Mario Jorge da Silva e o gerente geral da Bacia de Campos, Joelson Falcão Mendes, visitaram a plataforma P33, importante unidade da Bacia de Campos, com papel de destaque no PROEF.
Na Base de Imbetiba, o programa foi apresentado pela presidente a gerentes das 35 plataformas da Bacia de Campos e de outras unidades da Petrobras. Graça Foster convocou a força de trabalho: "É fundamental que todos estejamos empenhados e que haja integração entre as equipes para que o programa tenha êxito", disse a presidente.
Durante sua apresentação, Graça Foster afirmou que a preocupação com a curva de produção da Petrobras não é de hoje. "Essa preocupação vem de muito tempo, quando eu ainda era diretora de Gás e Energia. Todos nós temos compromissos enormes. Todo o óleo produzido é um retorno aos nossos acionistas, aos investidores e a nossos controladores. Mas é, acima de tudo, um compromisso com o Brasil".
Ao falar do programa, o diretor de E&P, José Formigli, ressaltou que "usando a experiência e a oportunidade de melhorias que sempre pautaram as ações da Petrobras, houve na diretoria uma grande mobilização para organizarmos um programa que de fato resulte no aumento da eficiência da Bacia de Campos". E concluiu: "nós acreditamos que a recuperação da eficiência é absolutamente possível. E já teremos resultados a partir de 2012".
Coordenadora do programa, a gerente executiva de Engenharia de Produção, Solange Guedes, detalhou o programa e convocou todos os gerentes responsáveis. Solange Guedes citou um a um os gerentes das plataformas pontuando os projetos em andamento de cada uma das 35 unidades, de produção e de processamento, incluídas no PROEF. A gerente executiva insistiu que as ações pelo aumento da eficiência dependem da integração de cada uma das equipes envolvidas.
O Proef é um programa estruturante de apoio ao Plano de Negócios e Gestão 2012-2016 da Petrobras e foi elaborado para estruturar ações específicas para cada sistema de produção da Unidade de Operações da Bacia de Campos (UO-BC). O objetivo é restaurar e consolidar o retorno da eficiência operacional dessa unidade de operações a seus níveis históricos próximos de 90% e, com isso, garantir a entrega da curva de óleo prevista no Plano de Negócios e Gestão da Petrobras.
Fonte: Agência Petrobras
PUBLICIDADE