O faturamento bruto da indústria de máquinas e equipamentos teve alta de 7,4% neste primeiro bimestre, quando comparado a igual período de 2011. Foi a primeira vez que o índice retornou a um patamar pré-crise de 2008. A média da receita mensal entre janeiro e fevereiro chegou a RS$ 6,072 bilhões frente a RS$ 6,041 no primeiro bimestre de 2008, de acordo com a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos.
Na comparação mês a mês, o faturamento bruto real do setor em fevereiro alcançou R$ 6,3 bilhões, alta de 9,9% sobre o mês anterior. A medição, deflacionada pelo Índice de Preços por Atacado (IPA), mostrou recuperação sobre a queda em janeiro, de 19,6%, na comparação com dezembro de 2011.
A balança comercial do setor registrou déficit de US$ 3,061 bilhões, 24,7% superior ao observado no mesmo bimestre do ano passado. As exportações subiram 9%, mas ficaram atrás das importações, que tiveram alta de 18,3%. O vice-presidente da Abimaq, Carlos Pastoriza, disse que apesar da recuperação no faturamento e do anúncio de desoneração da folha de pagamentos feito pelo governo, as perspectivas para a indústria de bens de capital ainda é negativa, pois o faturamento está subindo e a produção não, o que evidencia aumento de importação indireta.
Fonte: Valor Econômico/Por Ana Fernandes | De São Paulo
PUBLICIDADE