A Lupatech e a Duratex confirmaram, por meio de comunicados divulgados na BM&FBovespa, que fecharam negócio envolvendo a Metalúrgica Ipê, dando sequência à proposta vinculativa anunciada em maio passado. A Lupatech, de Caxias do Sul, recebeu R$ 45 milhões pela venda da empresa, que tem fábrica em Jacareí (SP). A marca Mipel permanecerá sob propriedade da empresa caxiense, sendo concedido à Duratex o direito de uso exclusivamente para a linha de válvulas de bronze pelo prazo de dois anos.
A planta da Mipel em Veranópolis continuará sob o comando da Lupatech. Ali são produzidas válvulas-esfera manuais voltadas para o mercado industrial, de gás e de construção civil.
Segundo a diretoria da Lupatech, a transação reafirma a decisão da companhia de desinvestir em ativos não estratégicos e com baixa exposição ao setor de petróleo e gás. Com este e os demais desinvestimentos concluídos - Microinox e Steelinject -, a empresa arrecadou aproximadamente R$ 85 milhões nos últimos 10 meses.
Já a Duratex afirma que a compra permitirá aumentar a oferta de produtos da Divisão Deca no segmento de válvulas industriais de bronze, além de agregar capacidade de fabricação anual equivalente a 780 mil peças por ano. Na unidade de Jundiaí, está em andamento projeto para elevar em mais 1,2 milhão a capacidade anual de peças, atingindo volume total de 18,2 milhões de metais sanitários.
Fonte: Jornal do Commercio/RS / Roberto Hunoff
PUBLICIDADE