O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) assinaram nesta segunda-feira, 13, com a Petrobrás um memorando de entendimento para a realização de um conjunto de projetos que têm o objetivo de desenvolver a cadeia fornecedora de bens e serviços para energia. O objetivo é aumentar a competitividade das empresas nacionais.
A expectativa é que haja melhoria na gestão e produção das empresas, que devem conquistar competitividade no mercado internacional. O projeto faz parte do programa Brasil Maior, do governo federal. "Ao contrário de críticas mais ligeiras, que têm considerado o plano Brasil Maior imediatista, o que fazemos hoje aqui reflete o que é o plano", afirmou o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos. "É um plano de longo prazo. Muitas vezes, se confunde urgência com perenidade. A indústria exige perenidade. São políticas de longa maturação."
Estão previstos no programa conjunto entre MDIC e Petrobrás projetos que fomentem polos industriais e a engenharia focada em petróleo e gás, além da inclusão social. O programa está sendo lançado na mesma cerimônia de lançamento do programa Inova Petro, na sede da Petrobrás.
Alcance
O objetivo do projeto é incentivar novos polos industriais além do Rio de Janeiro e de São Paulo. Projeto piloto está sendo desenvolvido no polo industrial de Belo Horizonte, Salvador e Recife. Ainda foi mencionado o Paraná como alternativa.
"O que não significa que Rio de Janeiro e São Paulo não possam ser beneficiados", afirmou o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges Lemos.
Fonte: Estadão
PUBLICIDADE