Os preços do minério de ferro ficaram estagnados nesta terça-feira (2), em meio a uma escassez de lances e ofertas nos mercados físico e a termo, silenciados por uma longa semana de feriado público na China, maior importador do produto.
Os preços tendem a se recuperar na próxima semana quando os chineses retornarem ao mercado, após o feriado nacional realizado entre 1o e 5 de outubro, reabastecendo seus estoques de matéria-prima para as siderúrgicas, mesmo que a lenta demanda por aço na China mantenha quaisquer ganhos represados, disseram traders do mercado.
O índice de referência do minério com teor de ferro 62 por cento ficou inalterado em 104,20 dólares a tonelada nesta terça-feira, de acordo com dados do Steel Index.
A cotação segue inalterada desde 26 de setembro.
"Mais de 50 por cento das fábricas, comerciantes e bancos acham que os preços do minério de ferro vão subir quando os chineses retornarem na próxima semana", disse um trader de Cingapura.
"As usinas têm que se reabastecer após o feriado longo, mas a questão é quanto tempo pode durar este reabastecimento", disse ele, acrescentando que o movimento poderia levar os preços do minério de ferro para entre 110 e 115 dólares, níveis vistos pela última vez em agosto.
O minério de ferro atingiu a maior baixa em três anos no mês passado, a 86,70 dólares por tonelada, com a desaceleração econômica da China restringindo a demanda por matérias-primas. Os preços voltaram a se recuperar para ficar acima de 100 dólares nas últimas semanas.
Fonte: Reuters / Manolo Serapio Jr.
PUBLICIDADE