Os preços do minério de ferro no mercado spot podem diminuir nesta semana depois de subir quase quatro por cento na semana passada, com compradores da China mais cautelosos após recomposição da demanda de curto prazo.
Contudo, a retomada gradual da demanda por aço mantém um limite para as perdas no setor.
Os preços do aço na China subiram mais de 13 por cento ante as mínimas de setembro, refletindo a recuperação da atividade de construção por reforço nos investimentos em infraestrutura de Pequim. Mas a recuperação continua frágil, levando siderúrgicas a limitar os estoques de minério.
A referência para o minério com 62 por cento de teor de ferro caiu 0,3 por cento na sexta-feira, para 119,60 dólares a tonelada, de acordo com o Steel Index. No dia anterior, o preço havia atingido 120 dólares, o maior valor desde o final de julho.
"Parece que 120 dólares é um nível muito delicado para siderúrgicas e os volumes comercializados foram realmente muito baixos ante a retomada até aquele nível visto na semana anterior", disse um trader de Xangai.
"Eu acho que algumas siderúrgicas já compraram carregamentos suficientes para uma ou duas semanas de estoque, por isso não estão com pressa de comprar novamente. Eu não acredito que elas queiram ver o minério perto de 120 dólares, porque elas não querem perder suas margens atuais"
Os preços de minério podem cair cerca de 10 por cento para uma média de 115 dólares até 2015 uma vez que o crescimento da China reduz a marcha, ameaçam reduzir lucros das mineradoras globais Vale, Rio Tinto e BHP Billiton, apontou pesquisa da Reuters.
Fonte: Reuters / Manolo Serapio Jr
PUBLICIDADE