Na última sexta-feira (20), o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, visitou a sede da Superintendência da Pesca e Aquicultura do Rio de Janeiro e o Terminal Pesqueiro Público de Niterói (RJ).
A visita, que se estendeu em seguida a outros locais de interesse do setor pesqueiro na região, foi considerada pelo ministro de caráter técnico, já que possibilitou conhecer de perto os planos e empreendimentos destinados a fortalecer as atividades do setor no estado.
Os projetos serão discutidos proximamente com o governador Luiz Fernando Pezão e os prefeitos da região. Os entendimentos com essas autoridades estão agendados para março, no estado.
Entre os locais inspecionados pelo ministro esteve o Canal de São Lourenço, na Baía de Guanabara, que ainda precisa ser desobstruído para a plena operação do TPP de Niterói
Também fez parte do roteiro um terreno do governo federal em Ribeira, na Ilha do Governador, que deverá ser aproveitado para projeto de interesse das comunidades pesqueiras e da população em geral.
O ministro Helder Barbalho entende que a população da cidade do Rio de Janeiro e dos demais municípios nas imediações da Baia de Guanabara tem forte ligação com as atividades pesqueiras.
Milhares de pessoas trabalham no setor e o consumo de peixe e frutos do mar faz parte do modo de vida do carioca. Assim, ele vê espaços para avanços na infraestrutura do setor, com importantes repercussões sociais e oportunidades para novos atrativos econômicos no Rio de Janeiro, a partir do aproveitamento pleno dos locais vistoriados.
Fonte:Ministério da Pesca e Aquicultura
PUBLICIDADE