Após uma  negociação que durou cerca de seis meses e envolveu dez grandes  empresas nacionais e estrangeiras, a Companhia Siderúrgica do Pecém  (CSP) ganhou, enfim, um responsável por suas obras de montagem. Trata-se  da Makro Engenharia, companhia do ramo de movimentação de cargas que  firmou na última terça-feira (30) o contrato de operação com a  sul-coreana Posco Engenharia e Construção do Brasil, uma das sócias do  equipamento. O serviço custará cerca de R$ 100 milhões.
Todos os  equipamentos para montagem da planta industrial serão fornecidos  exclusivamente pela Makro Engenharia, o que inclui guindastes  telescópicos sobre pneus e treliçados sobre esteiras Foto: Divulgação
Conforme  o diretor técnico e comercial da Makro, David Rodrigues, um dos fatores  decisivos para a escolha da empresa foi a experiência da mesma junto a  Vale, uma das investidoras do projeto. Segundo ele, "a concorrência teve  início no fim do ano passado e foi muito acirrada, já que houve  diversos processos de qualificação. Na decisão final, acredito que nossa  experiência no ramo de mineração e indústria, assim como a nossa alta  performance em segurança acabaram pesando positivamente, já que a CSP  não deixa de ser um obra de risco".
Durante o processo de seleção  para as obras de montagem da CSP, a maioria das empresas que concorriam  eram estrangeiras, de países como Coreia e Holanda, sendo apenas três  nacionais. Após alguns processos de qualificação técnica, a Posco  negociou aspectos comerciais.
A operação
Basicamente, a  Makro ficará responsável pela movimentação de cargas acima de 100  toneladas (t) no processo de construção da CSP. Todos os equipamentos  para montagem da planta industrial serão fornecidos exclusivamente pela  empresa, o que inclui guindastes telescópicos sobre pneus e treliçados  sobre esteiras, assim como o fornecimento de gruas torres. A operação  está prevista para durar 22 meses.
Em março deste ano, as obras  de construção da CSP, sob a responsabilidade da Posco, encontravam-se  voltadas às execuções de concretagem das fundações (scale pit) da  aciaria e à instalação do lingotamento contínuo Foto: Alex Costa
"Em  suma, todos os componentes pesados serão erguidos e montados pela  Makro. Para se ter uma ideia, içaremos uma peça que pesa 600 toneladas,  um valor nunca antes levantado no Ceará. Obviamente que ainda estamos na  fase de projeto e esse peso pode ficar ainda maior", comenta David  Rodrigues.
Andamento das obras
Em março deste ano, as  obras de construção da CSP, sob a responsabilidade da Posco,  encontravam-se voltadas às execuções de concretagem das fundações (scale  pit) da aciaria e à instalação do lingotamento contínuo. Tais obras  foram iniciadas, respectivamente, em dezembro do ano passado e janeiro  deste ano.
O balanço do último quadrimestre de 2012 e primeiros  meses de 2013 registra o término da terraplenagem no site da siderúrgica  - área de 498 hectares e conclusão do escritório satélite do Steel  Making e Continuous Casting (Aciaria e Lingotamento Contínuo). Consta  ainda o início do funcionamento da usina de beneficiamento de concreto  do site - sob a responsabilidade da subcontratada coreana Dong Yong  -,com produção diária de 3.360 m³ e a inauguração da ponte que liga a  área auxiliar ao site industrial do canteiro da Companhia Siderúrgica.
Em  sua primeira fase de operação, a CSP deve produzir 3 milhões de  toneladas de placas de aço por ano, contribuindo para a geração de  emprego, assim como o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará.
Fonte: Folha de São Paulo/ÁQUILA LEITE
PUBLICIDADE

















