A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou neste domingo (12) uma iniciativa para proteger os oceanos da poluição, do excesso de pesca e da elevação do nível dos mares que ameaça centenas de milhões de pessoas.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que o “Pacto dos Oceanos” apresenta uma visão estratégica para o sistema da ONU trabalhar de forma mais eficaz no combate ao estado precário dos mares no mundo. “Nossos oceanos estão se aquecendo”, afirmou durante conferência que marcava o trigésimo aniversário da assinatura da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
Segundo Ban Ki-moon, a elevação do nível do mar ameaça centenas de milhões de pessoas, em situação de vulnerabi
lidade. Ele disse esperar avanços na criação de um novo quadro jurídico no combate às mudança climáticas durante a Conferência da ONU em Doha, em novembro.
Ban Ki-moon pontuou ainda que o pacto deve melhorar a saúde dos oceanos e reforçar sua gestão por meio de um plano de ação a ser supervisionado por um grupo consultivo, composto por cientistas e especialistas, representantes do setor privado e da sociedade civil, além de líderes das organizações envolvidas com a ONU.
Fonte: Valor
PUBLICIDADE