As paralisações realizadas nesta segunda-feira (11) por analistas de comércio exterior do governo federal impediram a aprovação “de operações com soma superior a 50 milhões de dólares”. O dado faz parte de balanço divulgado na manhã desta terça-feira pela Associação de Analistas de Comércio Exterior (Aace).
Ao todo, foram realizadas ontem três paralisações de meio período, aprovadas por unanimidade na semana passada. Os analistas de comércio exterior fazem parte de uma lista de categorias do funcionalismo público que reivindicam reajustes salariais.
No comunicado, a Aace também diz que “pela primeira vez, os dados semanais da balança comercial foram divulgados apenas no período noturno”.
“Com a paralisação, foram também canceladas diversas reuniões de trabalho para negociação de acordos comerciais e gestão de projetos, além de adiadas entregas de políticas públicas conduzidas pelos servidores da carreira em atuação na Secretaria de Comércio Exterior, na Secretaria-Executiva da Camex e na Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação”, diz a nota.
A Aace lembra ainda que serão realizadas paralisações na segunda-feira e na quarta-feira da semana que vem, quando também “serão discutidas novas medidas” se não houver “avanço nas tratativas com os representantes do governo federal”.
Fonte: Valor
PUBLICIDADE