A Petrobras assinou com a empresa americana UOP, tradicional fornecedora de tecnologia na área de refino de petróleo, contrato para fornecimento dos projetos básicos e de pré-detalhamento das Refinarias Premium I, a ser construída no estado do Maranhão, e da Refinaria Premium II, a ser construída no estado do Ceará, para a produção de derivados para os mercados nacional e internacional.
Estes projetos contemplam dois trens de refino para a Premium I e um trem de refino para a Premium II, cada um com capacidade de processamento de 300.000 barris/dia de petróleo nacional.
Como os trens de refino serão iguais, isso proporcionará uma redução de custos de projeto e de instalação, além de diminuir os prazos de execução dos projetos.
A UOP foi selecionada a partir de uma competição entre projetistas internacionais. O principal critério de escolha foi o resultado econômico global das refinarias, considerando custos de instalação, operação e receita proporcionada pelos derivados produzidos.
Os principais pontos desenvolvidos pela proponente foram: a otimização do Capex, maximização de derivados médios e a melhor eficiência energética, com excelentes resultados em todas estas dimensões. Os projetos também terão como premissas fundamentais critérios de segurança, meio ambiente e saúde.
A Petrobras estabeleceu que os projetos deverão seguir padrões e normas internacionais, também respeitando as normas legais brasileiras. Os projetos de pré-detalhamento (FEED – Front End Engineering Design), apesar de responsabilidade da UOP, serão executados por empresas de engenharia brasileiras, garantindo a utilização de mão-de-obra nacional.
Essa modalidade de contratação de projeto, centralizada em uma só empresa, garantirá a integração das múltiplas tecnologias e processos que envolvem uma refinaria, com alta qualidade, menores prazos e custos globais.
Fonte: Jornal Correio do Povo de Alagoas/Agência Petrobrás
PUBLICIDADE