A Petrobras bateu, em junho, o recorde de entrega de gás natural nacional ao mercado brasileiro, com uma oferta de 44,1 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Além disso, no dia 30 desse mesmo mês, a companhia alcançou novo recorde, com a vazão de 46,2 milhões de metros cúbicos diários.
A entrega média de gás no primeiro semestre de 2012 foi de 40,9 milhões de metros cúbicos/dia, mais de 10% superior à entrega média de 2011, de 37 milhões de metros cúbicos por dia.
Segundo a empresa, o crescimento da oferta de gás nacional observado nos últimos anos é fruto de uma série de investimentos realizados no desenvolvimento de projetos de produção de gás natural, previstos no Plano de Antecipação da Produção de Gás (Plangás).
“No âmbito desse programa, vários novos campos começaram a produzir desde 2008, com destaque para os campos de gás não associado de Canapu e Camarupim, no Espírito Santo, e de Mexilhão, Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos. Também vale destacar o início das operações da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba e do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté, no Estado de São Paulo”, diz a nota divulgada pela Petrobras.
Além do Plangás, segundo a empresa, três outros fatores foram de fundamental importância para os recordes observados: o incremento da entrega de gás para geração termelétrica na região Norte; a elevação da produção do campo de Lula, produzindo gás associado de reservatórios do pré-sal na Bacia de Santos; o êxito do Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás Natural, que tem permitido melhorar o desempenho das unidades operacionais das regiões Sul e Sudeste.
“O Poag 2015, criado em 2009 e implantado a partir de 2010, com o objetivo de elevar o aproveitamento de gás da área de Exploração e Produção, permitiu que a companhia atingisse um aproveitamento de gás associado de 91,7% no primeiro semestre de 2012, valor superior ao recorde anual de aproveitamento de gás, de 89,2% em 2011”, diz o comunicado da companhia.
Fonte: Valor / Rafael Rosa
PUBLICIDADE