A Petrobras comunicou nesta quarta-feira (19) que concluiu a perfuração do quarto poço no pré-sal da Bacia de Santos. A descoberta de petróleo na unidade, conhecida como Franco SW, já havia sido comunicada em agosto.
De acordo com a companhia, as análises mostram que o petróleo extraído é de boa qualidade, de 28 a 30 o API. A coluna de hidrocarbonetos é de 438 metros. Para a exploração, foi atingida a profundidade de 5.973 metros.
Denominado 3-BRSA-1053-RJS, o poço de Franco SW está situado a uma profundidade de 2.204 metros, a cerca de 210 km do Rio de Janeiro e a 17 km do poço de Franco.
“A perfuração desse poço faz parte do Programa Exploratório Obrigatório (PEO) na área de Franco, onde a Petrobras contratou o direito de produzir 3 bilhões de barris de petróleo e cuja fase exploratória prossegue e tem seu prazo previsto até setembro de 2014”, informou a estatal em comunicado.
O gerente executivo de exploração e produção do pré-sal da Petrobras, Carlos Thadeu Fraga, comemorou o resultado da perfuração do poço.
"Marlim, que sempre foi um campo de referência, tem espessuras de óleo de 100 a 200 metros", disse Fraga, confirmando que a coluna de óleo é uma das mais extensas já encontradas no pré-sal.
"O resultado é muito expressivo, com óleo de excelente qualidade e reservatório excelente, confirmando os resultados obtidos nas perfurações anteriores", acrescentou.
Fonte: Valor / Natalia Viri e Rafael Rosas
PUBLICIDADE