A Petrobras acredita numa transição suave no mercado de gás natural, nos próximos anos, em meio à redução da participação da estatal no setor, disse o gerente de suporte e estudos para comercialização da companhia, José Luiz Andrade da Silva. “Prevemos uma transição suave, negociada, com participação de todos os agentes. Em breve teremos presença de outros agentes no mercado, com os riscos e benefícios de estarem participando dessa cadeia”, disse o gerente, que participou de painel no Seminário de Gás Natural, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), no Rio.
Desde 2015, a Petrobras tem reduzido sua participação no mercado de gás: vendeu 49% da Gaspetro para a Mitsui e a Nova Transportadora do Sudeste (NTS) para a Brookfield. A companhia abriu, recentemente, o processo de venda da Transportadora Associada de Gás (TAG).
PUBLICIDADE
Andrade da Silva destacou que a Petrobras acredita nas mudanças no marco regulatório do setor, discutidas no âmbito do programa Gás para Crescer. Segundo ele, uma das maiores expectativas da empresa está na criação de um mercado líquido. “O que a gente quer é que, de fato, haja um hub [centro de comercialização] onde consumidores e produtores possam vender e comprar gás de forma livre, com acesso [à infraestrutura] e a um produto padronizado”, afirmou.
Fonte: Valor