O petróleo fechou em alta nesta segunda-feira (3), com os investidores novamente receosos em relação aos riscos à oferta iraniana da commodity, o que compensou os receios de que uma guerra comercial entre os Estdos Unidos e a China reduzam a demanda.
O contrato do petróleo Brent (referência global da commodity) para novembro fechou em alta de 0,65%, cotado a US$ 78,15 o barril na ICE, em Londres. A Nymex ficou fechada devido ao feriado do Dia do Trabalho, nos EUA, mas o WTI subia 0,43% no início da tarde desta segunda nas negociações eletrônicas, a US$ 70,10 o barril.
PUBLICIDADE
De acordo com Stephen Brennock, analista da PVM Oil Associates, grande parte do suporte aos preços do petróleo se deve à redução das exportações iranianas da commodity.
"As exportações do terceiro maior produtor da Opep estão caindo mais rapidamente do que o esperado e o pior ainda está por vir com a iminente segunda leva de sanções dos EUA", disse Brennock.
Dados compilados pela Bloomberg apontam que o Irã exportou 2,1 milhões de barris diários em agosto, abaixo dos 2,3 milhões de junho. Autoridades da estatal National Iranian Oil Company esperam, por enquanto, que as exportações caiam a cerca de 1,5 milhão de barris por dia em setembro, de acordo com fontes a par do assunto.
Os preços do Brent e do WTI subiram 4,3% e 1,5%, respectivamente, em agosto. A recuperação segue semanas de quedas depois da decisão tomada no fim de junho pela Opep e seus aliados, incluindo a Rússia, de começar a aumentar a produção depois de mais de um ano segurando a oferta nos mercados globais.
Fonte: Valor