Depois de quase um mês de alta constante, o preço do minério de ferro no spot chinês, medido pelo índice americano Platts Iron Ore Index (Platts IODEX), com referência no minério com teor básico de ferro de 62%, recuou nesta quinta-feira (20) para US$ 109,75 ante US$ 114 no dia de ontem.
A queda de quase 4% foi atribuída à divulgação do dado preliminar referente ao indicador de atividades industriais (PMI) dos gerentes de compras da China de setembro, de 47,8, segundo fontes do setor de mineração ouvidas pelo Valor.
Embora tenha melhorado ante agosto, quando apresentou resultado de 47,6, o PMI ficou abaixo de 50, que indica retração.
Atualmente, no mercado transoceânico de minério de ferro destinado ao mercado asiático, há três índices principais de preços de minério de ferro que são: o índice americano Platts IODEX, com referência no minério com teor básico de 62% de ferro; o TSI, do Grupo Steel Business Breifing [também referido ao minério com teor básico de 62% de ferro, usado pela Bloomberg] e o índice MBIO, da Metal Bulletin.
A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, usa o índice Platts IODEX desde que passou a adotar índice para fixar seu preço, em 2009, quando abandonou o sistema de precificação benchmark, baseado em um anual acerto entre mineradoras e siderúrgicas.
Após a crise de 2008, a Vale criou um sistema de precificação trimestral, o IODEX, baseado no Platts (IODEX).
Atualmente, com a nova crise que se instalou nos países desenvolvidos, 80% das vendas da Vale para a China são feitas com base na cotação do mercado livre da China, ao qual o Platts IODEX é referido.
Fonte: Valor / Vera Saavedra Durão
PUBLICIDADE