A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) de fevereiro caiu 1,8 ponto, para 87,2 pontos, devolvendo parte da alta de 4,3 pontos do indicador de janeiro - que subiu para 89 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No entanto, o índice de média móvel trimestral, usado para mensurar tendências, indicou alta de 0,3 ponto, para 87 pontos, no resultado preliminar.
Para a fundação, a queda na prévia foi considerada "ponto fora da curva" e não implica término de tendência positiva na confiança do empresário da indústria, iniciada no começo deste ano. Na avaliação da coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV, Tabi Thuler, o resultado preliminar do ICI indica "um ajuste, um calibragem" para baixo no patamar da confiança.
PUBLICIDADE
"Estamos interpretando este resultado como 'devolução' do resultado de janeiro", afirmou. "Esta queda não muda tendência da confiança, que ainda é de alta."
O ICI é o indicador-síntese da Sondagem da Indústria, cujo resultado final será divulgado na sexta-feira. A prévia engloba entrevistas com 783 empresas, o que representa dois terços do universo total da pesquisa. No resultado preliminar, houve piora tanto das considerações sobre a situação atual quanto das perspectivas para os meses seguintes.
Fonte: Valor