A BHP Billiton anunciou ontem uma produção recorde de minério de ferro no segundo trimestre fiscal e revelou que está vendendo mais a commodity a preços de referência de curto prazo, aumentando assim sua exposição à alta dos preços no mercado spot.
A produção no segundo trimestre fiscal subiu 11%, em termos anuais, para um recorde de 32,45 milhões de toneladas. A produção no primeiro semestre fiscal cresceu 6%, em relação ao mesmo período do ano anterior, para 62,6 milhões de toneladas.
Segundo a BHP, 54% do minério transportado de suas principais operações na região de Pilbara, no Estado da Austrália Ocidental, foram vendidos a preços de referência. Os 46% restantes foram comercializados a preços de referência de curto prazo, que, segundo o porta-voz da empresa, são uma mistura de vendas indexadas e vendas spot.
Os números parecem mostrar que o presidente executivo da BHP, Marius Kloppers, está fazendo progressos no seu plano de mudar os tradicionais preços de referência do minério de ferro para um sistema de indexação que reflita melhor os movimentos do mercado durante o ano.
Tendo em vista que o preço spot está 90% acima do preço de referência, a habilidade da mineradora para vender o produto no mercado spot e os preços indexados poderão ajudar a elevar os ganhos da divisão de minério de ferro da companhia.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/DA AGÊNCIA ESTADO)
PUBLICIDADE