RIO - A produção de petróleo no Brasil alcançou 2,358 milhões de barris diários em novembro de 2014. O volume é 13,3% superior a igual período de 2013, porém 1,5% inferior ao observado em outubro do ano passado, de acordo com boletim mensal da produção de óleo e gás do país, divulgado há pouco pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A produção de gás natural em novembro de 2014, de 91,7 milhões de metros cúbicos diários, foi 16% superior a igual mês de 2013 e 1,1% menor que o observado em outubro do ano passado.
“A redução na produção [de petróleo e gás natural] em relação a outubro de 2014 deveu-se, em grande parte, a paradas para manutenção realizadas em algumas plataformas em novembro”, informou a ANP, no documento.
A queda da produção em novembro, na comparação com outubro de 2014, também foi observada nos poços localizados na camada pré-sal. De acordo com a agência, a produção de óleo e gás nessas áreas em novembro foi de 733,6 mil barris de óleo equivalente por dia (sendo 602,3 mil barris diários de petróleo e 20,9 milhões de metros cúbicos diários de gás), com queda de 0,8% ante outubro.
Segundo a ANP, o aproveitamento do gás natural produzido no país em novembro foi de 95,2%. Com isso, a queima de gás natural em novembro foi de cerca de 4,4 milhões de metros cúbicos diários. O volume significou uma alta de 13,7% em relação a outubro de 2014 e de 16,2 ante novembro de 2013.
(Fonte: Valor Econômico/Rodrigo Polito)
PUBLICIDADE