O gerente de pesquisa em agronegócio do Rabobank no Brasil, Andy Duff, acredita que no ano que vem o Brasil vai recuperar parte do mercado perdido no comércio global de açúcar.
Em estimativa preliminar divulgada ao Valor, o banco holandês previu que a região Centro-Sul do Brasil, que produz 90% do açúcar brasileiro, vai exportar no ciclo 2013/14, que começa em abril do ano que vem, 24,3 milhões de toneladas da commodity, 8% mais do que as 22,5 milhões de toneladas previstas para serem embarcadas no atual ciclo, o 2012/13.
Nesta semana, em evento em São Paulo, o Rabobank traçou dois cenários para a produção de cana do Centro-Sul na próxima safra. A previsão mais conservadora considera moagem de 550 milhões de toneladas de cana e produção de açúcar de 34 milhões de toneladas, 2 milhões de toneladas acima do previsto para o atual ciclo, o 2012/13.
No cenário mais ousado, a instituição financeira previu moagem de 590 milhões de toneladas de cana e produção de 36 milhões de toneladas de açúcar - 4 milhões de toneladas acima do esperado para o atual ciclo.
Fonte: Valor / Fabiana Batista
PUBLICIDADE