Números da agricultura no Estado foram divulgados nesta quinta-feira pela Epagri
A safra 2009/2010 de soja em Santa Catarina teve a maior produção de todos os tempos. A combinação entre aumento da área plantada e maior produtividade torna o Estado autossuficiente em abastecimento do grão, podendo fornecer o produto para toda sua indústria, com sobras. Os dados fazem parte da Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, divulgada nesta quinta-feira pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Segundo o levantamento, a safra deste ano foi 38,2% maior do que a anterior. Durante o período, foram colhidos pouco mais de 1,3 milhão de toneladas do grão no Estado. Entre os fatores que impulsionaram este crescimento, está a diminuição na área de plantio de milho, que deu espaço maior à cultura da soja.
A soja também tem se mostrado um negócio mais vantajoso para os agricultores. Melhores preços, maior liquidez, menor custo de produção e menor risco climático estão entre os principais fatores. As condições climáticas, aliás, também foram propícias para o crescimento da produção em 2009/2010, permitindo um maior aproveitamento da safra.
Síntese Anual da Agricultura
Além da soja, o estudo apresenta os principais dados sobre a produção e mercado de outros produtos da agricultura, pecuária, apicultura, aquicultura e do setor florestal catarinense. A síntese foi organizada pelo economista Luiz Marcelino Vieira e contou com 14 profissionais de diferentes áreas da empresa para ser escrita. O texto completo da Síntese pode ser encontrado no site da Epagri.
Fonte: Diário Catarinense
PUBLICIDADE